Os habitantes da Flórida poderão votar nas eleições de novembro sobre uma emenda para legalizar o consumo recreativo de maconha, depois de a Suprema Corte deste estado do sudeste dos Estados Unidos permitir nesta segunda-feira (1º) a realização de um referendo sobre o tema.

Se aprovada por pelo menos 60% dos votos, a emenda autorizará o uso desta droga com fins medicinais e eliminará as sanções penais ou civis para os maiores de 21 anos em posse de até 85 gramas da erva.

Vinte e quatro estados do país legalizaram o consumo recreativo de maconha, enquanto outros 14, entre eles a Flórida, aprovaram somente seu uso medicinal.

A procuradora-geral da Flórida, Ashley Moody, levou a proposta de emenda à Suprema Corte estadual alegando que a redação do texto poderia confundir os eleitores ao legalizar algo que não é legal a nível federal.

O tribunal superior rejeitou esse argumento nesta segunda-feira.

A redação do texto "afirma claramente que a emenda legaliza a posse e o consumo pessoal de maconha por adultos como uma questão legal da Flórida" e não afeta as leis federais, declarou a Suprema Corte.

"Nossa missão de capacitar adultos a consumir cannabis de forma segura dá um grande passo à frente", comemorou o grupo Smart & Safe Florida, impulsionador da emenda popular, na rede social X.

gma/llu/am