O presidente Vladimir Putin afirmou nesta quarta-feira que a tríade nuclear russa, ou seja, as três formas de lançar armas nucleares, por terra, mar e ar, é "muito mais" avançada e moderna que a dos Estados Unidos.

"Nossa tríade, a tríade nuclear, é mais moderna que qualquer outra tríade. Apenas nós e os americanos temos estas tríades. E nós avançamos muito mais aqui", disse Putin em uma entrevista a um canal de televisão estatal.

Estados Unidos "estão desenvolvendo os seus componentes, nós também, na minha opinião isso não significa que queiram iniciar uma guerra nuclear, mas se quiserem (...) estamos prontos", acrescentou.

Putin negou mais uma vez que pense em utilizar as armas nucleares na Ucrânia, apesar de suas ameaças veladas no passado. 

"Por que deveríamos utilizar meios de destruição em massa? Nunca houve tal necessidade", declarou, antes de destacar que a doutrina militar russa prevê o uso de armas do tipo apenas se a existência da Rússia estiver ameaçada ou no caso de "um ataque à nossa soberania e independência". 

O presidente russo também reagiu pela primeira vez às declarações do presidente francês Emmanuel Macron, que em 26 de fevereiro afirmou "não descartar" o envio de tropas de países ocidentais à Ucrânia. 

Putin afirmou que isto não mudaria nada.

"Se falarmos de contingentes militares oficiais de países estrangeiros, tenho certeza de que isto não mudará a situação no campo de batalha. Esta é a coisa mais importante, assim como o fornecimento de armas não muda nada", disse Putin.

bur/bc/pc/zm/fp