Relatório diz que não há evidências de interação com alienígenas -  (crédito: Getty Images)

Relatório diz que não há evidências de interação com alienígenas

crédito: Getty Images

O aumento nas observações de ovnis (objetos voadores não identificados) nos Estados Unidos nos anos 1960 foi provavelmente causado por testes militares secretos, diz um relatório do Pentágono apresentado ao Congresso americano nesta sexta (8/3).

Entre o aparato testado estavam aviões espiões avançados e tecnologia espacial.

As primeiras conclusões do relatório haviam sido apresentadas em 2022, na primeira audiência pública sobre ovnis nos EUA em 50 anos.

Agora, as autoridades divulgaram mais dados coletados pelos pequisadores do Pentágono.

O relatório afirma que "não há evidências" de que autoridades americanas tinham tido contato com formas de vida extraterreste.

Cultura pop

O relatório faz parte de uma ampla tentativa pública do governo dos EUA de examinar relatos de avistamentos de ovnis.

O esforço incluiu reuniões com funcionários da Nasa (a agência espacial americana) e audiências no Congresso.

Feito pelo pelo Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO) do Pentágono, o relatório afirma que a opinião pública foi influenciada pela cultura pop.

Uma "narrativa particularmente persistente", disseram os pesquisadores, é a que diz que o governo supostamente teria resgatado espaçonaves e restos alienígenas e conspirado para manter em segredo sua exploração alienígena.

"A proliferação de programas de televisão, livros, filmes e a vasta quantidade de conteúdo na internet e nas redes sociais sobre ovnis provavelmente influenciou o debate público sobre este tópico e reforçou essas crenças em alguns setores da população", diz o relatório.

Foto aérea do Pentágono, centro de inteligencia dos EUa
Getty Images
O Pentágono é o centro de inteligência do governo dos EUA

O porta-voz do Pentágono, major-general Pat Ryde, disse que os responsáveis pelo relatório fizeram a pesquisa com "a mente aberta", mas simplesmente não encontraram nenhuma evidência de presença alienígena.

"Todos os esforços investigativos, em todos os níveis de acesso a documentos secretos, concluíram que a maioria dos objetos observados eram fenômenos comuns que não foram identificados corretamente", disse o major-general Pat Ryde.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Gallup de 2021, pouco mais de 40% dos americanos acham que espaçonaves alienígenas já visitaram a Terra. Dois anos antes, o percentual era de 33%.

Aviões espiões e balões de altitude

A AARO examinou arquivos e documentos secretos e revisou todas as investigações oficiais do governo que remontam a 1945.

Os pesquisadores se debruçaram sobre rumores acerca de espaçonaves alienígenas e descobriram, por exemplo, que um suposto memorando vazado em 1961 sobre ovnis não era autêntico.

Leia também: Vida extraterrestre? O que diz o mais completo relatório da Nasa sobre óvnis

Eles também analisaram uma amostra de "nave espacial alienígena" coletada por uma organização civil e viram que ela não era feita de material de outro mundo, mas sim de magnésio, zinco e bismuto.

O relatório lista novas tecnologias que os pesquisadores acreditam que levaram a picos nos registros de objetos voadores não identificados nas décadas de 1950 e 1960.

A lista inclui o avião espião U2 e balões de altitude — um dos quais inspirou ondas de especulação sobre ovnis quando caiu perto de Roswell, no Estado americano do Novo México, em 1947.

Mais da metade dos registros de ovnis investigados na época foram determinados como sendo voos de reconhecimento feitos pelos militares dos EUA, de acordo com uma avaliação da CIA (Agência Central de Inteligência).

Leia também: Alienígenas na Terra? O que Congresso dos EUA investigará sobre óvnis

Uma série de projetos secretos envolveram o desenvolvimento de aeronaves que pareciam circulares ou em forma de disco, indo ao encontro da imagem de naves alienígenas na imaginação popular.

Um exemplo dessa semelhança foi o caça-bombardeiro canadense VZ-9AV Avrocar, projetado para decolar e pousar verticalmente.