Uma ofensiva terrestre na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, seria uma contravenção às ordens emitidas pelo mais alto tribunal das Nações Unidas, afirmou nesta quinta-feira o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk. 

"Não vejo como tal operação poderia ser compatível com as medidas vinculativas provisórias emitidas pela Corte Internacional de Justiça" (CIJ), disse Volker ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. 

A CIJ, com sede em Haia, apelou a Israel em 26 de Janeiro para evitar qualquer possível ato de "genocídio" em Gaza.

O tribunal também disse que Israel deve facilitar a ajuda humanitária "urgentemente necessária" ao território palestino, que tem enfrentado bombardeios e cercos implacáveis desde que combatentes do movimento palestino Hamas atacaram Israel em 7 de outubro. 

"A perspectiva de um ataque terrestre israelense a Rafah levaria o pesadelo infligido aos habitantes de Gaza a uma nova dimensão", advertiu Turk. 

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse no domingo que o exército de seu país lançaria uma invasão terrestre contra Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde quase 1,4 milhão de palestinos se refugiaram.

vog/rjm/gil/mas/zm/aa/fp