O nadador francês Stève Stievenart, apelidado de "a Foca" e especialista em travessias no Canal da Mancha, anunciou nesta segunda-feira (26) que completou um novo desafio: nadar por um quilômetro na Antártica, com a temperatura da água a 1º C.

Acompanhado de outros nadadores, o homem de 46 anos e residente na localidade francesa de Wimereux (norte), nadou no sábado "um quilômetro perto de Port Lockroy, base científica inglesa, em águas a 1º C e temperatura exterior de 0º, com o tempo de 19 minutos e 46 segundos", informou em um comunicado.

"Gostei muito, apesar das mãos e dos pés terem inchado rapidamente e de ter sido doloroso", acrescentou Stievenart, semanas depois de ter anunciado em uma entrevista à AFP que queria realizar esta travessia.

Duas semanas antes, o nadador tinha conseguido uma primeira façanha, atravessando o Canal Beagle do Chile à Argentina (1,7 km em 46 minutos), no extremo sul do continente americano, em águas a uma temperatura próxima dos 8º C.

Seu nado pela Antártica entre geleiras e pinguins se soma a uma coleção de feitos: Stève Stievenart atravessou seis vezes o Canal da Mancha, considerado o Everest da resistência em águas livres, uma dessas ocasiões em ida e volta, tornando-se o primeiro francês a fazê-lo.

Em outra oportunidade, fez o trajeto no inverno, algo que jamais foi repetido até o momento.

rbo/dar/dam/mcd/cb