Mansões da Califórnia ficam à beira de precipício após erosão causar deslizamentos -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Mansões da Califórnia ficam à beira de precipício após erosão causar deslizamentos

crédito: Reprodução/Redes Sociais

Três mansões construídas sobre uma encosta na cidade de Dana Point, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ficaram próximas de um precipício após chuvas fortes acelerarem a erosão e provocarem deslizamentos de terra.

 

Imagens aéreas publicadas pela rede americana ABC mostram uma clareira em um dos terrenos próximos às casas. No vídeo, é possível ver que parte da terra deslizou e se acumulou próximo do mar.

 

Segundo a ABC, funcionários do município inspecionaram as propriedades e não detectaram "perigos imediatos". Um dos moradores do local disse à emissora que a residência é segura e que não havia sido interditada. Não se sabe se as autoridades tiveram de as pessoas das mansões durante as chuvas e os deslizamentos.

 

A Califórnia entrou em estado de emergência no começo do mês após tempestades provocarem inundações em vários pontos do estado. As chuvas deixaram pessoas ilhadas, e milhares de casas ficaram sem energia elétrica.

 

Leia também: Conheça a mansão de Alessandra Ambrósio em Santa Mônica, na Califórnia

 

Do outro lado do país, na costa nordeste, tempestades de neve forçaram o fechamento de várias escolas e provocaram atrasos de voos em centros urbanos importantes, como Nova York e Boston. Os eventos exacerbaram as preocupações relacionadas à crise do clima.

 

Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU para questões do clima, indicam que eventos climáticos extremos como secas, enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios mais do que triplicaram ao longo dos últimos 50 anos em consequência do aquecimento global. Outro órgão ligado à ONU, o IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática), já afirmou em relatório que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças foi causada pela ação humana.