Blocos de Carnaval de Belo Horizonte já podem solicitar preservativos para distribuir entre os foliões. A prefeitura iniciou a campanha Bloco da Prevenção, que busca conscientizar sobre a importância dos cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
As solicitações devem ser feitas até 7 de março, por meio de um formulário, em que os organizadores podem definir o dia e horário da retirada do material. Os interessados devem acessar o link ou entrar em contato pelo e-mail dst@pbh.gov.br, solicitando o documento para o envio das informações necessárias.
Os preservativos, além do gel lubrificante, devem ser retirados na Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais, localizada na Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Afonso Pena, 2.336, 5º andar, Funcionários). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Após o registro do pedido, um e-mail de confirmação será enviado.
Em 2024, mais de 85 mil insumos foram distribuídos pela campanha. A coordenadora de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais, Cristiane Hernandes, reforça que a prevenção é realizada durante todo o ano, mas recebe atenção especial no Carnaval. “Folia e proteção caminham juntas”, afirmou.
Além da distribuição para os blocos, preservativos estão disponíveis para retirada gratuita em centros de saúde, serviços ambulatoriais especializados e outros pontos da rede SUS-BH.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A Prefeitura também mantém parcerias com entidades não governamentais e empresas privadas para ampliar a distribuição.