
Hospital de Minas recruta voluntários para pesquisa sobre endometriose
Estudo é conduzido por oito países e analisa os efeitos de um implante hormonal na saúde de mulheres que sofrem com a doença
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Hospital das Clínicas de Itajubá, na Região Sul de Minas Gerais, recruta pacientes com endometriose para participar do Estudo Glade, realizado pela Science Valley Research Institute. A doença, que atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, é dolorosa e acontece quando o tecido que normalmente reveste o útero cresce na parte externa de outros órgãos da cavidade pélvica.
De acordo com estudos, estima-se que 15% das mulheres em idade reprodutiva (entre 15 e 49 anos) sofram com endometriose, ou seja, 6,5 milhões de mulheres, que sofrem com dores, desconfortos, problemas no ciclo menstrual e outras condições que afetam a saúde e qualidade de vida. A pesquisa investiga o uso e implante hormonal como alternativa de tratamento para pacientes que já fizeram cirurgia para endometriose e continuam com dor. A Ela pretende ajudar as mulheres com essa condição e conta com a inserção de um DIU hormonal e de um pequeno implante absorvível, com tamanho de cerca de 5 mm.
08/07/2024 - 16:24 Polícia procura donos de celulares furtados em festa de cidade mineira 08/07/2024 - 16:30 Entorno do Mineirão tem trânsito interditado; veja desvios 08/07/2024 - 17:25 Vídeo: imagens mostram greta de gelo onde montanhista mineiro teria caído
Depois de seis meses, o implante desaparece no organismo e, ao longo do tempo, libera o hormônio gestrinona, que é responsável por inibir o efeito do estrogênio sobre as células endometriais, impede o avanço da doença e controla o crescimento de focos da endometriose e os sintomas que eles causam.
O hospital mineiro é um dos oito do Brasil que realizam este estudo.
O recrutamento acontece até o fim de julho e o objetivo é tratar de 100 mulheres durante 6 meses para aferir os resultados em novembro deste ano. Pessoas interessadas em saber se sua cidade dispõe da pesquisa podem acessar o site da Science Valley.