Ruas do antigo Tejuco receberam a decoração dos tapetes para a passagem da Procissão de Páscoa -  (crédito: Paulo Donizete/divulgação)

Ruas do antigo Tejuco receberam a decoração dos tapetes para a passagem da Procissão de Páscoa

crédito: Paulo Donizete/divulgação

O centro histórico de Diamantina, na região Central do estado ganhou uma decoração especial na manhã deste domingo (31/03), numa combinação de beleza e fé. As ruas do antigo Tejuco receberam a decoração dos “tapetes” para a passagem da Procissão de Páscoa.

 

Leia: Tapetes devocionais em Santa Luzia, na Grande BH, festejam ressurreição de Cristo

 

Os desenhos no antigo calçamento de pedra das ruas de Diamantina foram feitos com materiais como areia, serragem colorida, flores e borra de café. Foram elaboradas figuras e representações que remetem à fé cristã, tais como o cálice, a hóstia e a cruz, além de ser escritas mensagens relativas à Campanha da Fraternidade de 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”.

 

A montagem dos tapetes foi realizada na tarde e noite de sábado (29/03), pelos moradores, envolvendo cerca de 200 pessoas, segundo a Secretaria de Cultura e Patrimônio do município. Participaram frequentadores das igrejas, servidores municipais e jovens do Tiro de Guerra (TG) do Exército em Diamantina, além de visitantes.

 

 

A Procissão de Páscoa partiu da Catedral Metropolitana de Diamantina e seguiu pelas ruas Direita, Vieira Couto, do Contrato e Rua do Carmo, indo até a Igreja do Carmo, que, durante a Semana Santa, tornou-se o Sepulcro de Jesus. Em seguida, os fiéis retornaram à Catedral, passando pela Rua da Quitanda, um dos locais mais visitados da cidade histórica.

 

O ritual foi conduzido, à frente pelo arcebispo de Diamantina, dom Darci José Nicioli, com cerca de 1,5 mil participantes.

 

Leia: Tapetes em vários tons colorem as ruas de Ouro Preto

 

Diamantina é uma cidades mais visitadas em Minas Gerais durante a Semana Santa. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, neste período, a cidade histórica (distante 291 quilômetros de Belo Horizonte), recebeu cerca de 4 mil visitantes.

 

Um dos destaques da programação da Semana Santa em Diamantina é a encenação ao vivo da Paixão de Cristo, realizada na Sexta-Feira Santa. Além de acompanhar os rituais religiosos, os turistas aproveitam para visitar e apreciar o casario, a gastronomia e outros atrativos da terra de JK.