x
ALERTA

Governo de Minas emite alerta de chuva forte para mais de 500 cidades; veja orientações

Uma das regiões com maior risco é a Zona da Mata. Em Juiz de Fora, as aulas foram suspensas em algumas unidades da rede estadual de ensino

Publicidade
Carregando...

O Governo de Minas comunicou nesta sexta-feira (22/3) que 552 cidades mineiras estão em alerta para a possibilidade de chuva forte de até 100 milímetros. Válido até as 10h deste sábado (23/3), o aviso indica que pode haver ventos fortes ultrapassando os 100km/h, conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Uma das regiões com maior risco é a Zona da Mata. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), inclusive, orientou as coordenadorias de Defesa Civil municipais a se prepararem para possível atuação. Em Juiz de Fora, por exemplo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que as aulas foram suspensas em algumas unidades da rede estadual de ensino nesta sexta-feira (22/3) em caráter preventivo. "As aulas interrompidas serão repostas posteriormente, cumprindo os 200 dias letivos, sem prejuízos à comunidade escolar", pontuou o governo.

Leia tambémTemporal em BH: forte chuva pode atingir a capital nesta sexta

Pela manhã, o Inmet já havia divulgado que 250 cidades estavam sob alerta de risco para chuvas intensas. Porém, esse comunicado tem validade maior, estendendo-se até as 10h de domingo (24/3). Veja relação de cidades aqui.

Alertas no celular

O sistema de alertas da Defesa Civil pelo celular também é uma importante ferramenta para que as pessoas possam garantir a segurança durante as chuvas.

O serviço é gratuito e não precisa de acesso à internet. O cidadão deve enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando o CEP do endereço onde mora ou da área de interesse e, a partir do cadastro, receberá avisos sobre chuvas, risco de inundação e ondas de calor que se aproximam.

Orientações da Defesa Civil Estadual:

- Antes de sair de casa, consulte as condições da estrada

- Mude o trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos

- Só siga adiante se a água estiver abaixo do meio da roda do veículo da frente

- Desligue o motor e saia do veículo se o nível da água ultrapassar o meio da roda

- Saia imediatamente pela janela, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar se o nível da água ultrapassar o meio da porta

- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo em edificações e veículos

- Posicione-se em posição de agachamento, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível, caso esteja ao ar livre e não houver abrigo disponível,

- Caso escute sons de rachaduras no solo ou note movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível. Após a ocorrência do deslizamento, não retorne à área de risco até que as autoridades deem a devida liberação.

Tópicos relacionados:

alerta chuva minas-gerais

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay