Imagem do alto mostra o caos na região do trevo do Belvedere, cruzamento da BR-35 e avenida Raja Gabaglia -  (crédito: Samuel Accioly/EM/DA Press)

Imagem do alto mostra o caos na região do trevo do Belvedere, cruzamento da BR-35 e avenida Raja Gabaglia

crédito: Samuel Accioly/EM/DA Press

Motoristas enfrentaram congestionamento no trevo do BH Shopping, na MGC-356, durante a manhã desta segunda-feira (11/3). O fluxo lento é causado por um ônibus estragado na estrada, um acidente entre um carro e uma moto e uma cratera recentemente aberta na Avenida Presidente Eurico Dutra, no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul da capital mineira.

 

 

A partir das 8h, vias importantes ficaram congestionadas. Além do trânsito do BH Shopping, o tráfego lento também ficou complicado nas avenidas Raja Gabáglia e Nossa Senhora do Carmo.

 

De acordo com a BHTrans, o ônibus de fretamento teve um problema mecânico e causou lentidão no trevo do BH Shopping sentido Avenida Raja Gabáglia desde as 7h. Agentes da BHTrans atuaram no local para  rebocar o veículo, que foi retirado às 10h.

 

A via foi liberada, mas o trânsito continua intenso na região.


Motoristas que precisavam passar pelo trecho foram prejudicados. Devido ao intenso engarrafamento na parte da manhã, Geovane Magalhães, de 68 anos, precisou desistir da viagem que faria para Barbacena, no interior de Minas, e voltou para casa por meio de um atalho.

 

 

“Fiz contato com uma pessoa de Carandaí, a quem eu daria carona, e ela me avisou da situação. Já peguei congestionamento várias vezes, mas esse foi o pior até hoje. E olha que já estive em muitos”, relata.

 

Geovane mora em Barbacena, mas tem residência em Belo Horizonte, onde precisa passar por exames médicos periodicamente. Ele saiu de casa às 8h30 com o intuito de chegar ao seu destino por volta das 11h30, mas desistiu devido ao trânsito intenso e voltou para casa em BH, perdendo seu dia de trabalho.

 

O auditor, que gasta, em média, três horas de viagem entre a capital e Barbacena, ficou cerca de 2h30  preso no trânsito. Ou seja, quase o mesmo tempo que leva para chegar à cidade onde mora. Até meio-dia desta segunda, Geovane continuava esperando o fluxo de carros diminuir, o que ainda não havia acontecido.

 

A cratera aberta na Avenida Presidente Dutra na última sexta (8/3) deve ser fechada em até 15 dias, de acordo com a PBH. Na manhã de hoje, a reportagem flagrou motociclistas acessando a área fechada pela contramão e também usando as calçadas.

 

Em nota, a Transcon informou que "não foi notificada de nenhuma ocorrência no local que pudesse impactar o trânsito de forma significativa, além do fluxo regular do horário de pico e informa que no momento, o local não apresenta retenções".