Atores encenam Paixão de Cristo, no Monte das Oliveiras, em Alpinópolis))
 -  (crédito: Daniel de Paula/Divulgação - 31/03/2010)

Atores encenam Paixão de Cristo, no Monte das Oliveiras, em Alpinópolis))

crédito: Daniel de Paula/Divulgação - 31/03/2010

 

A Semana Santa ganha, neste ano, a segunda versão do projeto turístico “Minas Santa”, capitaneado pelo governo estadual, via Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo (Secult) e parceiros. Envolvendo cerca de 600 municípios, a iniciativa tem o objetivo de posicionar Minas como principal destino turístico do país durante o período que vai do Domingo de Ramos à Páscoa. De acordo com a Secult, os municípios que recebem o maior número de visitantes são Ouro Preto, Mariana e Congonhas, na Região Central, São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes, e Sabará e Caeté, notadamente a Serra da Piedade, na Grande BH.


A expectativa é de que sejam injetados R$ 5 bilhões na economia mineira. Ainda conforme a Secult, 36% dos turistas que visitam Minas têm como principal motivação conhecer bens religiosos e a riqueza histórico-cultural do estado. “Queremos dar protagonismo às diversas expressões culturais religiosas (católicas, evangélicas e das afro-mineiridades) relacionadas à fé, e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial", ressalta o titular da Secult, Leônidas Oliveira. O secretário adianta que, em BH, haverá encenação da Paixão de Cristo na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, com todos os setores artísticos da Fundação Clóvis Salgado.


O projeto turístico recebe boa receptividade nos municípios. “Minas Gerais tem muito a oferecer aos visitantes, atrativos que os próprios mineiros desconhecem”, observa o presidente do São João del-Rei Convention Bureau, Luís Paulo Moreira, ressaltando que o pico do turismo, no município, é na Semana Santa, período de destaque, com grande afluxo de famílias. Ele explica que nessa época os estabelecimentos comerciais ficam cheios, com visita de belo-horizontinos e residentes no interior e nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.


VERTENTES E JEQUITINHONHA

 

Algumas pousadas no Centro Histórico de São João del-Rei já estão lotadas, como ocorre na Beco do Bispo, que fica ao lado da Igreja São Francisco. Segundo um dos funcionários, a “Semana Santa não falha”, e muitos turistas fazem reserva com bastante antecedência. “É nosso período mais procurado.”


Para receber os visitantes, a prefeitura local vem fazendo a manutenção dos 300 lampiões existentes no Centro Histórico – de pedestal ou afixados em fachadas de moradias. “Foram instalados, também na região central, onde se concentra o comércio, 30 contêineres para lixo”, conta o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcus Vinícius de Carvalho Frois. As celebrações religiosas, com destaque para as realizadas na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, ficam a cargo da Diocese de São João del-Rei e paróquias.


Os ventos sopram de forma positiva também na direção de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, outra cidade mineira considerada patrimônio mundial pela Unesco. “A expectativa do setor turístico (hotéis, bares, restaurantes, etc.) é grande, pois na Semana Santa a cidade recebe alto fluxo de visitantes de todo o país”, informa a presidente da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas, Andreza de Andrade. Ela diz ainda que o período se torna mais especial neste ano em que o governo de Minas lança o programa de promoção turística “Minas Santa”, contribuindo para o estado “continuar se destacando nacionalmente como um dos destinos mais procurados do Brasil”.

 

O MONTE DAS OLIVEIRAS MINEIRO

O período da Semana Santa é terreno fértil em todas as regiões de Minas. Em Alpinópolis, antigo Arraial São Sebastião da Ventania, no Sudoeste do estado, o destaque está no Monte das Oliveiras, “uma representação geográfica da Bíblia localizada em 91 mil metros quadrados”, segundo define o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, José Geraldo da Silva, conhecido como Zgê. Com uma série de atrativos, incluindo a encenação da Paixão de Cristo, com o Grupo de Teatro do Oprimido Monte das Oliveiras, o local, que tem como mantenedora a Associação Filantrópica Apóstolos de Cristo, terá o Centro de Apoio ao Turista (CAT) e um portal, ambos em construção.