Fotos com indicações das obras que devem ser feitas na divisa de BH com Nova Lima, nos bairros Belvedere e Vila da Serra -  (crédito: Leandro Couri/EM/DA Press)

Fotos com indicações das obras que devem ser feitas na divisa de BH com Nova Lima, nos bairros Belvedere e Vila da Serra

crédito: Leandro Couri/EM/DA Press

Pedidas há anos por moradores dos bairros Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e do Vila da Serra, em Nova Lima, as obras para melhoria do trânsito na divisa entre as cidades devem, finalmente, sair do papel. Quatro intervenções no trânsito da região, que devem custar cerca de R$ 200 milhões, foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (4). A expectativa é de que a primeira obra comece em até 90 dias e seja finalizada nos próximos dois anos e meio.

 

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa com o prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), e do Procurador Geral de Minas Gerais, Jarbas Soares.

 

Atualmente, a região recebe cerca de 15 mil veículos por dia, causando engarrafamentos. Estudos feitos para a aprovação dos projetos apontam que o fluxo dos carros vai ser diminuído em até 20% ao final das obras. “Existem estudos que medem isso. Vamos tirar o fluxo de carros que estão indo para o Rio de Janeiro e o Anel. Entendemos e temos estudos que isso pode reduzir o tempo do trajeto pela metade”, disse Fuad.

 

Os investimentos serão feitos pelas duas prefeituras, com cada uma gastando cerca de R$ 100 milhões. Também estão previstos recursos a serem repassados por construtoras de imóveis como forma de compensação pelo adensamento urbano na região. Tudo foi aprovado por um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério Público (MPMG), que une representantes das duas prefeituras, do governo de Minas e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

 

 

“As cidades esperam essas obras há mais de 40 anos. Vão trazer mobilidade, mais brilho para as cidades. Não é razoável que as pessoas passem uma hora, 40 minutos, para atravessar 500 metros igual acontece hoje. Algumas medidas adotadas pelo MP serão revertidas nessas obras. Essas iniciativas vão trazer uma qualidade de vida melhor para todos que moram na região”, disse o procurador.

 

Estudos de mobilidade e ambientais foram feitos para que o projeto saísse do papel. O prefeito Fuad garantiu que tudo foi devidamente aprovado nos órgãos competentes para o início das obras. “Todos os estudos necessários foram feitos, não começamos a obra sem fazer os estudos ou aprovações técnicas. Tudo foi feito, as autorizações estão concedidas.”

 

Obras

 

Trecho da BR-356 em primeiro plano, e da MG-030 em segundo plano, onde haverá obras de trânsito nos próximos dois anos  e meio

Trecho da BR-356 em primeiro plano, e da MG-030 em segundo plano, onde haverá obras de trânsito nos próximos dois anos e meio

Leandro Couri/EM/DA Press

 

Serão realizadas quatro obras no total. A primeira, a começar nos próximos 90 dias, é a construção de um viaduto em formato de ferradura para ligar a MG-030 à BR-356, no sentido Rio de Janeiro. Ela será de responsabilidade da prefeitura de Nova Lima e custará R$ 60 milhões.

 

Nova Lima também ficou responsável por alargar a alça que liga a BR-356 à MG-030, no sentido do centro da cidade, e adequar a largura do vão do pontilhão da linha férrea.

 

“A ferradura está com o projeto executivo pronto e aprovado, começando em até 90 dias. Só falta algumas contrapartidas para saber como vai funcionar e um ajustamento de conduta. Será feita pelos próprios empreendedores e não pelo município”, disse o prefeito de Nova Lima.

 

Belo Horizonte vai realizar as intervenções do alargamento do viaduto sobre a BR-356, criando uma terceira faixa no sentido Belvedere-Santa Lúcia. No local, há um estreitamento da pista que causa congestionamento nos horários de pico. A previsão é de que essa obra se inicie em julho deste ano.

 

A capital também vai construir um viaduto de acesso aos carros que querem entrar na BR-356 (sentido BH-RJ), para a MG-010 (sentido BH-Nova Lima), sem precisar usar o trevo da avenida Raja Gabaglia. Essa obra é a mais demorada e ainda está em fase de estudos. A expectativa é de que o projeto seja finalizado nos próximos doze meses.

 

“É uma obra pensada para resolver o problema por cinco, dez, quinze anos. Vai depender do que vai acontecer, para a gente resolver isso permanentemente. Vamos investir cerca de R$ 100 milhões do orçamento da prefeitura e, em alguns casos, empréstimos. Os recursos já estão todos assegurados”, explicou Fuad.

 

“A obra de Nova Lima é rápida, com projeto pronto, em um ano para fazer. A nossa também são doze meses e o viaduto mais doze meses. Estamos falando em dois anos, dois anos e meio para concluir tudo”, completou o prefeito da capital.

 

Associação de moradores aprova

 

Apesar de não ter sido convidada para os debates que envolveram a elaboração do projeto de obras na região, a Associação dos Moradores do Bairro Belvedere aprovou o estudo.

 

Segundo o presidente da associação, José Eugênio Monteiro, a obra vai trazer muitos benefícios para o trânsito. “Os prefeitos se sensibilizaram em trazer o conforto da população. Por aqui, também temos um complexo hospitalar grande, que precisa de uma movimentação mais rápida. Como associação, não fomos chamados para opinar, mas é confiar. Temos certeza que com a técnica e política das prefeituras seremos beneficiados”, disse.

 

Nos próximos 90 dias, a primeira intervenção deve começar a ser feita. O trânsito na região será sinalizado e ficará afetado até o fim do projeto.