João Batista Freire Rodrigues Filho, de 34 anos, foi preso quando circulava em via pública em Juatuba, na Grande BH -  (crédito: Sejusp/Divulgação)

João Batista Freire Rodrigues Filho, de 34 anos, foi preso quando circulava em via pública em Juatuba, na Grande BH

crédito: Sejusp/Divulgação

O quarto foragido do Presídio de Santa Luzia, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi recapturado na manhã deste domingo (3/3) em Juatuba, também na Grande BH, pela Polícia Militar, informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

João Batista Freire Rodrigues Filho, de 34 anos, foi preso quando circulava em via pública. Outros cinco detentos ainda são procurados depois da fuga que ocorreu na manhã da última quinta-feira (29/2). Na ocasião, o grupo escapou por uma tela cerrada durante o banho de sol. O local escolhido por eles não tinha monitoramento por câmera de segurança.

No mesmo dia, um deles foi localizado na própria rua do sistema prisional e outro acabou capturado no momento em que tentava entrar em um prédio na região. O terceiro fugitivo acabou preso no dia seguinte.

“A população pode ajudar as forças de segurança com informações sobre o paradeiro dos foragidos. A denúncia é gratuita e anônima”, pontua a Sejusp. O Disque Denúncia pode ser acessado ligando para o número 181.

Seguem foragidos:

Kelven Rodrigues Reis, 18 anos
Walace Lima Gonçalves, 22 anos
Deivid Antônio de Souza, 35 anos
Vitor Gabriel de Oliveira Simões, 20 anos
Wilbert Eduardo Melo da Silva, 22 anos

Foragidos do Presídio de Santa Luzia (da esquerda à direita): Kelven Rodrigues, Walace Lima, Deivid Antônio, Vitor Gabriel e Wilbert Eduardo

Foragidos do Presídio de Santa Luzia (da esquerda à direita): Kelven Rodrigues, Walace Lima, Deivid Antônio, Vitor Gabriel e Wilbert Eduardo

Sejusp/Divulgação

Em 16 de fevereiro, a Sejusp também comunicou as fugas de Hélio Júnio Costa Vieira, de 23 anos, e Igor dos Santos Ottoni, de 41, que cumpriam pena no Presídio Regional de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri. Na ocasião, os presos aproveitaram o momento em que iam fazer um atendimento com uma advogada para fugir. Igor havia sido admitido no sistema prisional em 2016. Já Hélio, em 2021. Eles seguem foragidos.

Leia também: Jovem em surto faz prefeito refém na frente de quartel em Minas Gerais

Apenas em janeiro deste ano, as penitenciárias administradas pelo governo de Minas registraram oito fugas de presos. Desse total, seis foram recapturados, segundo informado pela Sejusp em 16 de fevereiro. Questionada, a secretaria confirmou à reportagem que dois detentos ainda seguem foragidos. Em nenhum dos casos a Sejusp informou o crime cometido. 

Para além de Minas, a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 14 de fevereiro, repercutiu nacionalmente. Os homens foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 34, ambos ligados à facção Comando Vermelho.

Inicialmente, os criminosos estavam lotados na penitenciária de Antônio Amaro, em Rio Branco no Acre, mas foram transferidos para Mossoró em setembro de 2023 após uma rebelião. O motim dos detentos resultou na morte de cinco presos, três deles decapitados. As autoridades policiais ainda atuam para recapturar os homens.