Antes das escolas do grupo de acesso do dia 12, desfilam sete blocos caricatos, uma tradição carnavalesca de Belo Horizonte -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Antes das escolas do grupo de acesso do dia 12, desfilam sete blocos caricatos, uma tradição carnavalesca de Belo Horizonte

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

Para receber os desfiles das escolas de samba, uma das principais avenidas de Belo Horizonte, a Afonso Pena, entre as ruas Pernambuco e Espírito Santo, começou a ser fechada com tapumes no início da noite deste domingo (11/2). Ao todo, são oito escolas do grupo especial e quatro do de acesso que vão passar pela avenida nesta segunda (12/2) e na terça-feira (13/2).

 

Antes das escolas do grupo de acesso do dia 12, desfilam sete blocos caricatos, que também competem entre si, uma tradição carnavalesca de Belo Horizonte. A entrada é franca, mas a arquibancada é pequena, com capacidade para 2 mil pessoas somente. Por isso, quem quiser assistir sentado e mais de perto tem que chegar cedo. Quem preferir o conforto de casa, poderá acompanhar o desfile, ao vivo, pela Rede Minas, emissora pública do estado.

 

Saiba mais: Afonso Pena recebe 12 desfiles de escolas de samba

 

Além dos desfiles, a capital terá mais 52 blocos nas ruas nesta segunda-feira no decorrer do dia. A programação de carnaval segue até quarta (14/2). No site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é possível consultar a listagem de blocos para cada dia da folia ao selecionar a data desejada. Acesse aqui.

 

Leia também: PBH reforça unidades de atendimento para casos de dengue em dias de folia

 

Trânsito

 

Em cinco áreas (Hipercentro, Floresta, Avenida Brasil, Savassi e Barro Preto) de desfiles de blocos, as vias ficam interditadas para a folia. Veja:

- Hipercentro e Savassi – Fechadas às 10h de sábado, as vias seguem interditadas até as 23h de terça-feira.

- Floresta, Avenida Brasil e Barro Preto – Vias ficam fechadas entre 6h e 23h nesta segunda e também na terça-feira.

 

Para chegar à área hospitalar, a circulação será pela Avenida do Contorno, acessando a Rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), as avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima. Todo esse trajeto estará livre e será preservado pelos agentes de trânsito durante os deslocamentos dos blocos.

 

Santa Tereza

 

As vias no Bairro Santa Tereza serão interditadas uma hora antes do desfile do primeiro bloco, diariamente, até quarta (14/2). As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

 

Pampulha

 

As vias no entorno do Mineirão serão interditadas duas horas antes, nos dias em que serão realizados os desfiles dos blocos, e liberadas duas horas após a dispersão. Faixas estarão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

 

Avenida dos Andradas

 

A Avenida dos Andradas será interditada de domingo a terça-feira para os desfiles de blocos. A via ficará fechada por 24 horas em ambos os sentidos da Avenida das Andradas, entre as avenidas Silviano Brandão e Alphonsus Guimarães. A via será liberada assim que o serviço de limpeza for concluído. Faixas também serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes.