HC ainda não tem data para regularizar os procedimentos -  (crédito: Divulgação/HC-UFU)

HC ainda não tem data para regularizar os procedimentos

crédito: Divulgação/HC-UFU

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), no Triângulo Mineiro, reduziu pela metade os exames de endoscopia e suspendeu colonoscopias que realizava em convênio com o município. O motivo seria falta de insumos. A prefeitura informou que vai notificar a unidade hospitalar.

De acordo com informe feito pelo hospital-escola, “a decisão de suspender a realização de exames ambulatoriais foi uma medida para garantir o apoio terapêutico para os pacientes já internados na unidade e para os que são atendidos no Pronto-Socorro (urgência e emergência)”.



Não foi informada uma data para resolução do problema, apenas que “tão logo os equipamentos estejam em funcionamento os serviços serão normalizados”.

A prefeitura, como gestora da rede, apontou que, “apesar dos repasses regulares pelo município, ainda não foi informado o motivo do HC-UFU não conseguir materiais e equipamentos para a realização dos exames contratados”.

O impacto das suspensões não é suprido com parcerias com clínicas, segundo a Secretaria de Saúde de Uberlândia. Isso já vem gerando atrasos nos procedimentos.

A Prefeitura de Uberlândia reforçou que segue em diálogo com o Hospital de Clínicas e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para regularizar a situação, mas notificará a unidade “diante do descumprimento do Convênio nº 001138/2022 – assinado entre as partes no fim do ano passado”.

O Setor de Contratualização e Regulação do HC-UFU/Ebserh destacou que de janeiro a novembro de 2023 foram realizados 3.200 exames. Deste total, 987 foram colonoscopias e 2.213 endoscopias, segundo Datasus.