Blocos infantis animam o carnaval das crianças em Belo Horizonte
 -  (crédito: Renato Weil/EM/D.A.Press)

Blocos infantis animam o carnaval das crianças em Belo Horizonte

crédito: Renato Weil/EM/D.A.Press

A programação oficial dos blocos infantis para o Carnaval de Belo Horizonte já foi divulgada. A criançada vai dançar ao som de samba e marchinhas, conhecer mais sobre a sustentabilidade e brincar o carnaval ao lado dos super-heróis dos filmes e desenhos animados.  

Voltado para o tema ambiental e o público infantil, o Buritis de Guimarães Rosa nasceu do projeto ambiental Cercadinho e Ponte Queimada Córregos Vivos, que defende as nascentes, córregos e matas. O bloco homenageia o escritor Guimarães Rosa e o Cerrado. No seu repertório, estão marchinhas e músicas instrumentais. O bloco desfila no sábado (10), com concentração a partir das 14h, na rua Henrique Badaró Portugal, 409, Belvedere.

Também conhecido como bloco nerd, o Unidos da Estrela da Morte desfila desde 2015 e é formado por fãs mineiros do filme Star Wars e geeks em geral. É comum encontrar durante o cortejo pessoas fantasiadas de personagens de jogos, desenhos e do cinema. Seu repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenhos animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae. O desfile do Unidos da Estrela da Morte está marcado também para o sábado, no bairro Floresta. A concentração será na rua Marechal Deodoro, 167, a partir das 13h. 

O sábado estará recheado de atrações com os Baterinhas, às 9h, na Av. Saramenha, 1470, no bairro Guarani; Bloco do Pamp, às 9h30, na Praça da Assembleia; De seu bento à Santa Lúcia, com saída na Av. Halley, 1015, Santa Lúcia.

A inclusão também dá o tom da festa com o bloco Todo Mundo Cabe no Mundo. No domingo (11), o cortejo acontece pelas ruas do bairro Santa Efigênia com a proposta criar um espaço seguro e de liberdade para todos, contando, inclusive, com a colaboração de muitas pessoas com deficiência. Os integrantes se reúnem a partir das 10h30, na rua Piauí, 596. 

Também no domingo, o Bloquim duBem, maior bloco infantil do Carnaval de Belo Horizonte, fará o cortejo nos bairros Cidade Nova e União, com uma folia de muitas árvores, sombra, circo, contação de história, bailinho de carnaval, samba, cortejo de tambores afro e muito mais. A concentração, marcada para às 12h, será na rua Professor Costa Chiabi, 211, Cidade Nova. 

O domingo também terá o Mindinho, com saída às 9h da rua Adamina, 30, Santa Tereza; Brocolis, às 9h da rua Bragança, 8, bairro Coqueiros; Bloquinho da Tia Kika, saída às 12h na rua Pirangucu, 114, no Conjunto Celso Machado e às 14h o Bloco do Jiló, na rua Contagem, 762, Santa Inês. 

A festa não para, e na segunda-feira (12) a festividade se inicia com o Bloco da Bia, às 9h na Av. Guarapari, 1360, bairro Santa Amélia; com DJ, tenda de circo, brinquedos e animadores o Bloco Xibiuzinho, saída às 9h30 da Av. Engenheiros, 718, Castelo; Demorô Kids, sai às 11h da Av. Magenta, 751, Vitória; Alalaô está marcado para sair às 12h da rua Pirolozito, 7, Santa Tereza e às 13h o Bloco dos Super Heróis, sai da Rua Araguari, 1515, Santo Agostinho.  

Na terça-feira (13), ainda há carnaval para os pequenos. O Bloco do Jiló desfila no bairro Boa Vista, tocando músicas no ritmo de axé, marchinhas, pagode e samba. A concentração será às 14h, na rua Contagem, 762. 

E a festa não acaba, no sábado (17) terá o Bloco Sol na Mão com as músicas do melhor do MPB e estimulando a sustentabilidade e ocupação do espaço público, às 8h na Rua Castelo de Lisboa, 306, Castelo; Primeiros Passos sairá às 9h da Rua Cristina, 158, Sion e 9h30 a Meninada do Clic, da rua Tupaciguara, 108, do bairro São Pedro. 

Haverá outras atrações para os pequenos, mas com entradas pagas, caso este do Carnaval no Parque do Palácio, de 10 a 13/2. das 10h às 18h, com apresentação de bloquinhos infantis, concurso de fantasias e oficinas; Carnabailinho Lá no Lote, em 12 de fevereiro, das 10h às 14h; também (12), o Bailinho do Distrital, das 10h30 às 15h e Bailinho de Carnaval Museu Casa Kubitschek, em 17 de fevereiro, às 10h, com oficinas de desenho criativo, este a entrada é gratuita.    

Cuidado com a criança e ao adolescente

A Diretoria de Prevenção à Criminalidade, ao longo do período do Carnaval de Belo Horizonte, dará suporte no combate ao trabalho e exploração sexual infantil e ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.

A Belotur também orientou os ambulantes, durante o período de credenciamento, que é terminantemente proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores, assim como o trabalho infantil. Os vendedores flagrados cometendo tais irregularidades perderão as credenciais, terão suas mercadorias apreendidas e responderão judicialmente. Confira a lista completa no Portal Belo Horizonte.

Carnaval de Belo Horizonte 2024

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria. 

Blocos infantis

Sábado (10)

Unidos da Estrela da Morte
Horário: 13h
Concentração: rua Marechal Deodoro, 167, Floresta

Bloco Buritis de Guimarães Rosa
Horário: 14h
Concentração: rua Henrique Badaró Portugal, 157, Buritis

Baterinhas

Horário: 9h

Concentração: Av. Saramenha, 1470, no bairro Guarani

 

Bloco do Pamp

Horário: 9h30

Concentração: Praça da Assembleia

 

De seu bento à Santa Lúcia

Horário: 13h30

Concentração: Av. Halley, 1015, Santa Lúcia

Domingo (11)

Todo Mundo Cabe no Mundo
Horário: 10h30
Concentração: rua Piauí, 596, Santa Efigênia

Bloquim duBem
Horário: 12h
Concentração: rua Professor Costa Chiabi, 211, Cidade Nova

Mindinho

Horário: 9h

Concentração: Rua Adamina, 30, Santa Tereza

 

Brocolis

Horário: 9h

Concentração: Rua Bragança, 8, bairro Coqueiros

 

Bloquinho da Tia Kika

Horário: 12h

Concentração: Rua Pirangucu, 114, no Conjunto Celso Machado

 

Bloco do Jiló

Horário: 14h

Concentração: Rua Contagem, 762, Santa Inês

Segunda-feira (12)

Bloco Xibiuzinho

Horário: 9h30

Concentração: Av. Engenheiros, 718, Castelo

 

Demorô Kids

Horário: 11h

Concentração: Av. Mageta, 571, Vitória

Bloco da Bia

Horário: 9h

Concentração: Av. Guarapari, 1360, bairro Santa Amélia

 

Alalaô

Horário: 12h

Concentração: Rua Pirolozito, 7, Santa Tereza

 

Bloco dos Super Heróis

Horário: 13h

Concentração: Rua Araguari, 1515, Santo Agostinho

Terça-feira (13)

Bloco do Jiló
Horário: 14h
Concentração: rua Contagem, 762, Boa Vista

Sábado (17)

Bloco Sol na Mão

Horário: 8h

Concentração: Rua Castelo de Lisboa, 306, Castelo

 

Primeiros Passos

Horário: 9h

Concentração: Rua Cristina, 158, Sion

 

Meninada do Clic

Horário: 9h30

Concentração: Rua Tupaciguara, 108, do bairro São Pedro

Mapa dos blocos de BH

Veja data, local e horário de desfile dos blocos de rua do carnaval de BH 2024 neste mapa interativo atualizado diariamente. Baixe o mapa dos blocos de carnaval de BH para acompanhar as centenas de desfiles grátis nas ruas da capital mineira.