Carro foi atingido pela árvore -  (crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press)

Carro foi atingido pela árvore

crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A. Press

A forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite dessa quarta-feira (17/1) deixou muitos estragos, principalmente na região da Pampulha, onde em apenas duas horas choveu 25% do esperado para todo o mês.

No bairro Santa Terezinha, uma árvore de grande porte caiu em cima de um carro e de uma casa, deixando uma família presa dentro da residência até o final da tarde desta quinta-feira (18/1). Além disso, vários outros imóveis ficaram destelhados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a árvore caiu por volta da 1h. Um Fiat Cronos que estava estacionado logo embaixo foi atingido. Ninguém se feriu.

Presos dentro de casa

Com a queda, a família que mora no imóvel não conseguiu deixar o local até o início da tarde, já que a saída estava bloqueada. Técnicos da Defesa Civil da PBH estiveram no local para auxiliar na remoção da árvore. “É um desespero, sem poder fazer nada, de mãos atadas e esperando. A gente não sabe o que fazer, estamos esperando os órgãos responsáveis para resolver logo e resolver a vida. Estamos parados dentro de casa, não tem como abrir a casa”, disse Gislene Juliana, moradora da casa.

A árvore também atingiu a fiação elétrica da rua e, apesar de a energia estar funcionando, um poste ficou tombado.

Além da árvore, um forte alagamento atingiu o bairro durante a chuva. Algumas casas foram invadidas pela água e moradores perderam móveis e outros aparelhos.

A tempestade que atingiu BH na noite de ontem assustou moradores. Em apenas duas choveu quase 25% do volume esperado para todo mês na Regional Pampulha.

ACUMULADO DE CHUVAS (mm), entre às 20h e 22h de ontem:

  • Barreiro: 11,0 (3,3%)
  • Centro-Sul: 16,4 (5,0%)
  • Leste: 36,4 (11,0%)
  • Nordeste: 13,0 (10,3%)
  • Noroeste: 39,0 (11,9%)
  • Norte: 8,8 (11,8%)
  • Oeste: 18,2 (5,5%)
  • Pampulha: 81,2 (24,5%)
  • Venda Nova: 10,6 (3,2%)

Média Climatológica JANEIRO 330,9 mm

Uma série de raios também acompanhou a chuva. Segundo a Defesa Civil da capital, o dia muito quente, somado à alta umidade na atmosfera, resulta em descargas elétricas e trovões. Nesta quarta, os termômetros chegaram a 33°C.

“El Niño também está favorecendo para uma atmosfera mais aquecida, portanto, normalmente têm-se mais raios”, informou a Defesa Civil de Belo Horizonte.

Ainda segundo a previsão da Defesa Civil, a quinta-feira (18) dia será de céu claro a parcialmente nublado. A temperatura máxima prevista é de 33ºC. A temperatura mínima registrada foi de 19ºC durante a madrugada. A umidade relativa do ar vai girar em torno dos 40%, à tarde.

Família ficou presa até o início da noite

Gislene Juliana afirmou que a entrada da residência foi desobstruída por volta das 14h, mas que a saída dos moradores não pode ocorrer até que fosse trocada a fiação e os postes que foram danificados. A energia só foi ser restabelecida por volta das 19h.

A moradora lamentou ter perdido um dia de trabalho, mas ficou aliviada que os estragos não chegaram a machucar alguém.

"Trabalho em hospital, não estou podendo faltar ao serviço, tem pouco tempo que estou lá. (...) Mas, graças a Deus, foi só perda material, apesar do susto. Na hora que a árvore caiu sobre o telhado, eu estava deitada porque tinha chegado do trabalho cansada e com dor", comentou.

A água empoçada na rua e alguns pedaços da árvore ainda estão no local.