Ponto CDL retrata a história -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Ponto CDL retrata a história

crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press

 

O comércio é um fator importante para o desenvolvimento das cidades e, em Belo Horizonte, não foi diferente. A capital mineira cresceu e construiu a própria trajetória com o auxílio dos centros comerciais, lojas, mercearias e mercados implantados para atender os belo-horizontinos. Para valorizar esse ponto de vista da história, foi criado, em 2019, o Ponto Cultural CDL, que conta sobre a relação de BH com o comércio desde a fundação, no século 19 até os dias atuais.


O espaço localizado na sede da CDL/BH, que fica no número 495 da Avenida João Pinheiro, na Região Centro-Sul da cidade, faz parte do Centro Cultural da Praça da Liberdade desde 2022 e traz diferentes exposições que têm como objetivo resgatar e valorizar a memória do comércio de Belo Horizonte. O acervo é composto por fotos, mapas e equipamentos que mostram o desenvolvimento econômico, geográfico e social de BH. São expostas também diferentes moedas e calculadoras usadas ao longo das décadas.


Logo na entrada, o visitante percorre a “Galeria Rampa”, que exibe exposições artísticas de média duração ligadas ao universo do museu. Após a rampa, um “Infovideo” é responsável por mostrar a força do comércio de forma numérica de dinâmica ao longo das décadas em BH. Em seguida, a “Linha do tempo” apresenta fatos marcantes de 1890 a 2010 em três eixos principais: O Brasil e o mundo, o comércio e a cidade de Belo Horizonte.


São apresentadas informações de PIB, população, greves, planos econômicos e mudanças de moeda. Além disso, os “Vídeos poéticos” relacionam o ritmo da cidade ao comércio, a arquitetura do passado e do presente e a influência do comércio nas regiões descentralizadas. Outras exposições como a “Mesa CDL”, dedicada à exposição de conteúdo histórico e ações do CDL, e “Comércio e a Cidade”, complementam o objetivo que o ponto tem de “guardar referências do passado para criação de ideias inovadoras que construirão o futuro”. No fim da visitação, o “Monitor Inovação” traz, de forma interativa, conceitos, mitos, verdades e curiosidades. O local funciona com visitas livres de terça-feira a sábado das 10h às 16h, e com visitas mediadas às 10h30 e às 14h.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Rachel Botelho

 

Falcone, fundador da Falke Bier, morreu na tarde de ontem em Belo Horizonte

Falcone, fundador da Falke Bier, morreu na tarde de ontem em Belo Horizonte

Arquivo pessoal /4/2/21

Morre Falcone, referência da cerveja artesanal no Brasil

Referência na produção de cerveja artesanal, o empresário Marco Falcone, fundador da Falke Bier, morreu na tarde de ontem em Belo Horizonte. A causa da morte não foi divulgada. Ex-diretor da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Falcone foi um dos pioneiros na produção da bebida artesanal em Minas Gerais e figura central desse movimento no país, com inúmeras contribuições para a indústria e a cultura cervejeira. No ano passado, ele foi finalista na categoria personalidade cervejeira do Prêmio Cumbucca. Sua fama chegou até mesmo ao exterior. Fundada por ele e os irmãos, Juliana e Ronaldo, em 2004, a cervejaria familiar nasceu no sítio dos pais de Falcone, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH, onde hoje está instalada a fábrica da empresa. Ele presidia a Federação Brasileira de Cerveja Artesanal (Febracerva) e a Câmara Setorial da Cerveja, órgão ligado ao Ministério da Agricultura.

PBH convoca grupos de risco para vacinação contra COVID-19

Idosos, gestantes e outras pessoas do público prioritário estão convocados a tomar mais uma dose da vacina bivalente contra a COVID-19 em Belo Horizonte. As doses estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital, distribuídos em nove regionais da capital mineira. O chamado segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que incorporou o imunizante ao Calendário Nacional de Vacinação. O público, considerado do grupo de risco, precisa ter sido vacinado pela última vez há mais de seis meses para tomar o reforço. A população também pode procurar o ponto extra, na Avenida Bernardo Monteiro, 831, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de BH, para receber a dose. Os endereços podem ser verificados no portal da prefeitura. Para se vacinar, é preciso apresentar o cartão de vacinação, um documento de identificação com foto e CPF.

Muro de obra desaba e atingeimóveis no Santo Antônio

O muro de uma obra desabou na noite de quinta-feira e atingiu quatro imóveis residenciais e um restaurante, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Todos os locais atingidos foram parcialmente interditados pela Defesa Civil Municipal. Ninguém ficou ferido. Um prédio estava sendo construído no local. A obra teria começado há cerca de seis meses. Durante a manhã de quinta, as casas próximas à construção começaram a apresentar rachaduras. Horas depois, as aberturas aumentaram até desmoronar durante a noite. “Os responsáveis pelos imóveis e obra foram orientados e notificados quantos aos riscos e a providenciar uma avaliação técnica especializada, visando identificar e sanar as causas dos problemas”, diz comunicado da Defesa Civil.