Shopping 5ª Avenida, localizado na Região Centro-Sul da capital -  (crédito: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Shopping 5ª Avenida, localizado na Região Centro-Sul da capital

crédito: Tulio Santos/EM/D.A Press

Apesar do nome, o Shopping 5ª Avenida, localizado na Região Centro-Sul da cidade, não é um shopping. O centro comercial, que se consagrou como um dos mais simpáticos de BH, completa 40 anos de existência em 2023 e funciona de uma maneira diferente dos demais. O espaço inaugurado em em 1983, fica no número 1314 da Rua Alagoas e é considerado o segundo shopping da capital, mas, apesar do nome, o local na verdade se trata de um condomínio.

Rodrigo Bragança, que é síndico do local há 10 anos, explica a confusão: “Tem a parte comercial com 115 lojas, mas, além dela, nós temos 225 salas e 100 vagas de garagem. É tudo em um condomínio só e com uma gerência, por isso, eu sou o síndico do local”. Ele conta que a ideia para a criação do empreendimento era de que o local fosse conhecido só pelo nome, sem a necessidade de um endereço para que as pessoas o reconhecessem. “E deu muito certo, porque é só falar o nome do 5ª Avenida que as pessoas já sabem onde é. São poucos prédios de Belo Horizonte que são assim”, conta.

As lojas e serviços do centro comercial ficam localizadas nos três primeiros andares onde podem ser encontrados restaurantes, lojas de roupa, papelaria, locadora, óticas, joalherias e muitos outros. Nos outros andares do prédio estão os escritórios para mais de 200 profissionais e empresas diversificadas como advocacia, consultórios, informática, consertos de roupas e fotógrafos. De acordo com Rodrigo, nos 18 andares da edificação circulam cerca de 2.500 pessoas por dia e, para ele, o shopping tem um diferencial que atrai os visitantes: a atmosfera intimista.

“Têm lojas que só se encontram aqui e têm muitas delas que é o dono que atende diretamente o cliente. É um contato mais próximo e humano e deixa de ter a ver apenas com o dinheiro”, afirma. Para os lojistas, o atrativo é que o preço do local não é tão caro quanto o de um shopping, mas possui a mesma infraestrutura. Entre os diferentes serviços ofertados no shopping é possível encontrar uma loja de montaria, de aeromodelismo, produtos próprios para artes plásticas e artesanato personalizado. O espaço funciona de segunda a sexta até às 19h e aos sábados até às 15h.

* Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice