A viatura da Polícia Militar foi apedrejada por pessoas que estavam no local  -  (crédito: Redes sociais/reprodução )

A viatura da Polícia Militar foi apedrejada por pessoas que estavam no local

crédito: Redes sociais/reprodução

Um homem morreu após uma discussão durante uma ocorrência policial no povoado indígena de Rancharia, próximo de São João das Missões, na região Norte de Minas. A ocorrência aconteceu na madrugada deste domingo (10/12).

Segundo apurou o Estado de Minas, policiais foram atender uma ocorrência no povoado, onde acontecia uma festa. Houve uma discussão e as pessoas presentes no local atacaram os militares.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram muita correria e gritaria no local. Cadeiras chegaram a ser atiradas contra os policiais. Uma viatura foi apedrejada e ficou destruída.

Para se defenderem, os militares precisaram realizar disparos de arma de fogo. Uma pessoa foi atingida e, de acordo com informações, morreu. Não se sabe a quantidade de pessoas feridas.

Os policiais que foram até o local fugiram em um carro de um morador.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar de Minas Gerais informou, em nota, que na madrugada de hoje, “durante policiamento em evento realizado na Aldeia Xakriabá, em atendimento à solicitação protocolada por integrante da reserva indígena, foi acionada por cidadãos acerca de alguns indivíduos que estariam em atitude suspeita no local. Durante a abordagem, os indivíduos foram hostis com os militares, demonstrando descontentamento com a intervenção policial. Como nada foi constatado, foram liberados.”

Posteriormente, outra vez a própria comunidade indígena acionou os militares para intervirem em uma briga generalizada de cerca de 100 pessoas, entre elas os que tinham sido abordados anteriormente. De acordo com a PM, as pessoas cercaram a guarnição policial e arremessaram pedras, garrafas, cadeiras e outros objetos contra ela, além de atentar contra a vida dos militares.

Diante da situação, os militares tentaram conversar, sem sucesso, com os agressores. Eles usaram spray de pimenta e, “como os agressores continuaram a investir contra a guarnição policial, foi necessário usar arma de fogo e utilizar um veículo particular de terceiro para chegar a um local mais seguro. A viatura policial utilizada pelos policiais foi depredada pelos autores”, diz outro trecho da nota.

A polícia confirma que um dos agressores foi atingido pelo disparo e socorrido, não resistiu aos ferimentos. Ele morreu no Hospital Itacarambi. Os policiais machucados também foram socorridos no mesmo hospital.

“A PMMG informa, ainda, que nove pessoas foram identificadas e presas por ocasião das agressões contra os policiais militares, dano ao patrimônio público e práticas delitivas correlatas. Elas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis”, conclui a nota.