Reforma na bica de água do Sagrada Família -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A.Press)

Reforma na bica de água do Sagrada Família

crédito: Jair Amaral/EM/D.A.Press

Uma das bicas de água mineral mais tradicionais de Belo Horizonte, reconhecida por matar a sede dos moradores há pelo menos 80 anos, está em reforma pela Prefeitura. As obras na Bica da Petrolina, localizada na esquina da Rua Abílio Machado com a Avenida Petrolina, bairro Sagrada Família, Região Leste da capital mineira, começaram na última quinta-feira (30/11).

Funcionários da Prefeitura que estavam no local explicaram que, além de melhorar a vazão da água, as obras são também para o mural da arquiteta Maria Beatriz Boncompagni de Castro. Executado pelos mosaicistas Breno de Jesus dos Santos e Rubens Gomes de Souza, o mural estava caindo, pedaços de cerâmicas estavam soltas da parede. A obra de revitalização está sendo realizada graças a uma Emenda Parlamentar do vereador Wilsinho da Tabu e a PBH diz que a obra deve ser finalizada nas próximas semanas, a depender das condições climáticas.
 

homem segurando um galão de água

Wendel Wagner morador do bairro há 25 anos

Jair Amaral/EM/D.A.Press

Mesmo em obra, a água da mina não foi interrompida e moradores e funcionários a usavam para se refrescar do calor. É o caso do policial militar e morador do bairro há 25 anos, Wendel Wagner, que diz apoiar a reforma. “Com certeza vale a pena. Estava precisando da reforma até mesmo, por causa da depreciação. Pessoal chegou a furtar a placa da antiga reforma. Isso é o patrimônio do bairro, meu sogro há mais de 50 anos já pegava a água da bica. Então é uma parte do bairro, um serviço do bairro que é essencial”, afirma.

Wendel conta que a água da bica do Sagrada Família é diferente de qualquer coisa. “Essa água não seca, passa ano, sai ano, vem seca e a bica não acaba. É uma água mais leve, um ph mais suave que pego toda semana, sempre levo por volta de dois galões de 20 litros”, diz.

homem de camisa cinza com galão de água na mão

Luiz Carlos Fagundes é de Sabará e sempre vem pegar a água

Jair Amaral/EM/D.A.Press

O metroviário Luiz Carlos Fagundes vem de Sabará com sua esposa, de 15 em 15 dias, e leva cerca de quatro galões para buscar água da bica. “O gosto é diferente, é uma água mais pura. Para saúde é bem melhor”, explica.