As raízes ficaram expostas e a situação assustou quem estava no local -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A. Press)

As raízes ficaram expostas e a situação assustou quem estava no local

crédito: Túlio Santos/EM/D.A. Press

Uma árvore de grande porte caiu e atingiu um carro na Rua Inconfidentes, na Savassi, na tarde desta terça-feira (28). O Corpo de Bombeiros atua na retirada do tronco, que rompeu fios e deixou o condomínio ao lado sem energia elétrica.

Leia também:  Van escolar com crianças que capotou nesta terça (28/11) estava irregular

A planta da espécie Munguba ficava ao lado do passeio da edificação número 443 da Rua Inconfidentes, Região Centro-Sul, e despencou nesta tarde. As raízes ficaram expostas e a situação assustou quem estava no local.

Bruno Pierre, de 30 anos, trabalha com instalação de interfones e estava trocando o equipamento do condomínio vizinho quando escutou um estrondo e sentiu um tremor percorrendo o solo pelos pés.

“A árvore caiu bem próxima de mim, em cima do carro da empresa. Não teve aviso prévio, foi questão de um segundo, um barulho forte e o tronco já estava no chão, não fazia ideia do que era, até ver”, conta Bruno.

Segundo testemunho, nenhuma pessoa passava no local e apenas o veículo da empresa foi atingido. Os danos foram poucos: uma lanterna quebrada e alguns arranhões. “Felizmente, a rua é bem tranquila, ninguém passava no local e nenhum outro carro, ainda bem, por que do jeito que ela caiu acertaria alguém”, diz Bruno Pierre.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CPMMG) informa que parte do trânsito da região foi obstruída e que a equipe atua na remoção da árvore, com cortes.

A prefeitura de Belo Horizonte diz acompanhar o espécime de munguba desde 2022 e que, por meio da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), vistorias na planta foram realizadas em agosto daquele ano. Já a partir daquela época, a CEMIG foi acionada para o desligamento de rede na região, no intuito de iniciar o processo de retirada da árvore de grande porte.

A PBH informa que na quarta-feira passada (22/11) um pedido de desligamento prioritário foi enviado à companhia elétrica, já que a árvore necessitava de supressão.

Em nota enviada pela Cemig na manhã desta quarta-feira (29/11), a Cemig informou ter recebido o pedido da prefeitura para desligamento da rede em função da necessidade do serviço de supressão da árvore. A companhia esclareceu que o desligamento chegou a ser agendado para o dia 22. "No entanto, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região nos dias anteriores à data e que geraram grande número de ocorrências envolvendo árvores, o serviço havia sido reagendado para o próximo dia 8/12, dia de feriado municipal, quando o desligamento traria menor impacto aos clientes atendidos pelo circuito", completou a Cemig no texto.