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Reta final de testes: ‘Carros voadores’ devem entrar em circulação até 2026
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Empresas como as norte-americanas Joby Aviation e Volocopter, e a Eve Air Mobility, da brasileira Embraer, tem liderado esse mercado promissor com projetos em diferentes partes do mundo. Foto: Divulgação/Embraer
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No início de maio, a Joby Aviation realizou com sucesso o voo simultâneo de duas de suas aeronaves, na Califórnia (EUA). Foto: Divulgação/Joby Aviation
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Em novembro de 2023, testes foram realizados em um heliponto de Manhattan, em Nova York, com apoio do prefeito da cidade, Eric Adams. Foto: Divulgação/Joby Aviation
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A empresa também já testou seu modelo com capacidade para quatro passageiros e um piloto, autonomia de 160 km, e velocidade máxima de 320 km/h. Foto: Divulgação/Joby Aviation
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Um dos objetivos é reduzir drasticamente o tempo de deslocamento na cidade, como no trajeto entre Manhattan e o Aeroporto JFK, que passaria ser feito em apenas sete minutos! Foto: Divulgação/Joby Aviation
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A empresa tem parcerias com a Delta Air Lines e a Uber para operar em cidades como Nova York e Los Angeles, além de acordos internacionais com a Virgin Atlantic, no Reino Unido. Foto: Divulgação/Joby Aviation
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A Joby também fez um voo teste bem-sucedido no Japão, em colaboração com a Toyota, que investiu US$ 500 milhões no projeto. Foto: Divulgação/Joby Aviation
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O planejamento da Joby Aviation é iniciar suas operações comerciais até o início de 2026. Foto: Divulgação/Joby Aviation
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Já a Volocopter apresentou um veículo menor, com espaço para um passageiro e o piloto, autonomia de 35 km e velocidade de 110 km/h. Foto: Divulgação/Volocopter
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A empresa aguarda certificação para realizar voos comerciais nos EUA e Europa. Foto: Divulgação/Volocopter
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No Brasil, a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, está desenvolvendo seu próprio eVTOL, com planos de iniciar operações no Brasil em 2026. Foto: Divulgação/EVE
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A empresa projeta 12,7 milhões de passageiros até 2035 nas rotas entre São Paulo e Rio de Janeiro, com um total de 36 vertiportos (estações de decolagem). Foto: Divulgação/EVE
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O modelo da Eve terá capacidade para quatro passageiros e um piloto, autonomia de 100 km, e ruído 90% menor que helicópteros. Foto: Divulgação/Eve
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Até 2027, a empresa pretende entregar 340 unidades ao custo de US$ 3 milhões cada. Foto: Divulgação/Eve
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Além disso, a Eve também firmou parcerias internacionais, como com a Blade Air Mobility na Europa, a Nidec no Japão para motores elétricos e fornecimento de eVTOLs para a Índia e os EUA. Foto: Divulgação/Eve Air Mobility
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Os eVTOLs são elétricos, menos poluentes (não usam querosene como helicópteros) e mais silenciosos, tornando-os ideais para cidades congestionadas. Foto: Divulgação / Azul Lillian
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No entanto, desafios como regulamentação, infraestrutura de vertiportos e custo ainda precisam ser superados. Foto: Divulgação/Joby Aviation
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Com os investimentos crescentes e testes bem-sucedidos, os "carros voadores" podem se tornar uma opção viável de transporte já na próxima década. Foto: Divulgação/Embraer