Além da roupa

Novos talentos representam geração da moda que se interessa por pesquisar movimentos da atualidade

Publicidade

Diversidade, pensamento decolonial, sustentabilidade. Assuntos que aparecem em editoriais da última turma de formandos do curso de moda da Universidade Fumec, em Belo Horizonte. Segundo o coordenador, Antônio Fernandes Santos, este é um indicativo de que os alunos não querem só fazer roupa, estão interessados em pesquisar e discutir movimentos captados em todo o mundo.


Os 30 formandos começaram o curso em 2020, no auge da pandemia. “Elsa Schiaparelli (estilista italiana) diz que nos momentos mais difíceis fazemos as coisas mais sensacionais. Passamos por muitas dificuldades, a adaptação às aulas remotas, mas é impressionante como isso teve um resultado positivo. Parece que os alunos estavam com tanta vontade de voltar ao presencial que participaram mais das aulas e surgiram trabalhos muito interessantes”, observa o coordenador.


Quando olha para as coleções finais, Santos exalta a experimentação, impulsionada pelo olhar para o novo, o interesse em atender um público mais amplo possível e a busca por referências brasileiras. “Estamos voltando ao que era discutido nos anos 1920 com o modernismo: o decolonial e a valorização da nossa cultura. Os alunos estão muito antenados com isso, querem falar de Brasil. Acho muito legal.”


Essa turma chega ao mercado num momento celebrado pela universidade. O curso de moda é o mais procurado atualmente – no semestre passado, foi o que mais recebeu matrículas. “As pessoas estão percebendo que moda não é só fazer roupa. Se você não tiver algo além do material, se não contar histórias, não vai despertar interesse”, pontua o professor. Por outro lado, mais confecções estão percebendo que precisam de alguém que entende de moda e estão contratando recém-formados.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay