Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Poucas pessoas sabem o que significa colocar dentes de alho ao redor das plantas do jardim

Gabriel Martins Por Gabriel Martins
16/12/2025
Em Curiosidades
Poucas pessoas sabem o que significa colocar dentes de alho ao redor das plantas do jardim

Usar alho no jardim é um método natural para proteger plantas e fortalecer o crescimento

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • “Eu já contei isso para você?” A psicologia explica por que lembramos da história, mas esquecemos para quem a contamos há 3 horas
  • “As paredes têm ouvidos”: por que este antigo provérbio aconselha cuidado até quando parece não haver ninguém escutando há 3 horas
  • A ameixeira é a árvore ideal para casas pequenas: tem raízes menos agressivas, dá frutas no verão e tolera períodos de seca há 1 dia
  • Adeus à cadeira com roupas no quarto: a nova tendência mais elegante e multifuncional há 2 dias
Mais sobre Curiosidades →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

Muita gente escolhe soluções naturais para cuidar do jardim, mas poucas sabem o real motivo de colocar dentes de alho ao redor das plantas. Esse truque de jardinagem, simples e acessível, desperta curiosidade justamente por prometer proteção eficaz sem produtos químicos ou grandes intervenções.

O que significa colocar dentes de alho ao redor das plantas?

Colocar alho próximo às plantas não é superstição nem hábito aleatório. O alho atua como um repelente natural, liberando compostos que afastam pragas comuns do jardim, como insetos e pequenos invasores que atacam folhas, caules e raízes.

Essa prática vem sendo adotada por jardineiros experientes por aproveitar as propriedades químicas do alho. Ao ser enterrado próximo às raízes, ele libera substâncias que criam um ambiente hostil para pragas, sem prejudicar o crescimento saudável da planta.

Poucas pessoas sabem o que significa colocar dentes de alho ao redor das plantas do jardim
O alho ao redor das plantas funciona como repelente natural contra pragas

Por que o alho funciona como proteção natural no jardim?

A eficácia do alho está diretamente ligada à sua composição química. Ele contém compostos naturais que interferem no comportamento de insetos e outros organismos nocivos. Entre os principais responsáveis por esse efeito protetor, destacam-se os componentes abaixo.

  • Alicina: substância de odor forte que confunde e repele insetos e pragas
  • Enxofre: elemento que cria um ambiente desfavorável para o desenvolvimento de parasitas
  • Ação repelente contínua: liberação gradual desses compostos no solo ao redor da planta

Como aplicar corretamente o alho em plantas e árvores?

O método mais comum é enterrar um dente de alho próximo à base da planta. A proximidade com as raízes permite que os compostos se espalhem pelo solo, oferecendo proteção constante contra pragas sem interferir na absorção de nutrientes.

Em plantas maiores, como árvores frutíferas, o ideal é distribuir vários dentes de alho ao redor do tronco. Em vasos ou plantas menores, o alho pode ser cortado em pedaços e espalhado na superfície do solo, mantendo o efeito repelente.

Leia mais: Como ter folhas grandes e recortadas na sua costela-de-adão com poucos ajustes

Quais outras formas de usar o alho para proteger as plantas?

Além de enterrar os dentes no solo, o alho pode ser usado de maneira líquida ou indireta. Essas alternativas são úteis para quem busca praticidade ou quer reforçar a proteção do jardim em períodos de maior infestação. Entre as opções mais eficazes, estão as seguintes.

  • Infusão de alho: dentes deixados de molho em água por cerca de 10 dias e usados em borrifador
  • Pulverização nas folhas: aplicação direta ajuda a afastar insetos que atacam a parte aérea
  • Vaso com alho plantado: colocado próximo às plantas, libera compostos repelentes de forma contínua

Separamos um vídeo do canal do YouTube Plantando Bem onde é ensinado mais truques e dicas sobre como proteger suas plantas de pragas e insetos.

LeiaTambém

Armadilha fermentativa de borda baixa posicionada entre os canteiros da horta

O truque do recipiente com isca de fermento que ajuda a reduzir as lesmas que devoram sua horta durante a noite

13/08/2026
Vaso com substrato seco posicionado em recipiente com agua para irrigacao por imersao

O método do balde de água que pode recuperar plantas de vaso quando a terra secou tanto que já não absorve a rega

13/08/2026
Preparo do po de casca de ovo ricamente moido com alta concentracao de carbonato de calcio

O segredo do pó da casca de ovo batida no liquidificador que pode reduzir a acidez da terra e ajudar plantas que precisam de cálcio

13/08/2026
O efeito do alho na proteção de plantas e o que a ciência diz sobre compostos naturais

Enterre isso nos vasos de plantas e veja o que realmente pode acontecer com as pragas da terra nas próximas 48 horas

12/08/2026

Por que esse truque ajuda as plantas a crescerem mais saudáveis?

Ao reduzir a presença de pragas, o alho diminui o estresse da planta. Sem ataques constantes, ela consegue direcionar energia para crescimento, floração e frutificação, tornando-se mais resistente e vigorosa ao longo do tempo.

Além disso, o uso de métodos naturais evita o acúmulo de produtos químicos no solo. Isso preserva o equilíbrio do jardim, protege insetos benéficos e reforça que soluções simples podem ser eficazes quando aplicadas com conhecimento.

Com poucos dentes de alho e aplicação correta, um truque acessível se transforma em um aliado poderoso, mostrando que a natureza oferece respostas eficientes para cuidar das plantas de forma consciente.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: Dente de alho nas plantasjardinagemrepelente natural

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.