Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Uma colher deste ingrediente misturado com água irá ajudar a afastar formigas escondidas nos vasos

Gabriel Martins Por Gabriel Martins
17/07/2026
Em Curiosidades
Uma colher deste ingrediente misturado com água irá ajudar a afastar formigas escondidas nos vasos

Solução caseira com alúmen afasta formigas dos vasos sem usar venenos.

O aparecimento de formigas debaixo dos vasos de flores é um problema frequente em jardins e varandas. Além de causar incômodo visual e desconforto na hora de regar, a presença constante desses insetos pode indicar a formação de ninhos próximos às raízes, interferindo no desenvolvimento das plantas e levando muitos moradores a recorrerem a inseticidas fortes, que nem sempre são a alternativa mais segura para o ambiente doméstico.

Como afastar formigas debaixo dos vasos sem produtos químicos agressivos

Diante desse cenário, cresce o interesse por soluções que afastem as formigas sem prejudicar pessoas, animais de estimação ou o próprio jardim. Uma das opções mais usadas envolve o preparo de uma mistura simples à base de alúmen e água potável, facilmente encontrada em mercados de bairro.

O alúmen é um sal mineral com diversas aplicações domésticas e, nesse caso, atua como um repelente suave, criando um ambiente desfavorável para as formigas instaladas no substrato dos vasos. Assim, é possível controlar o incômodo de forma prática, com baixo custo e menor impacto ambiental.

Uma colher deste ingrediente misturado com água irá ajudar a afastar formigas escondidas nos vasos
Mistura mineral suave repele insetos sem causar danos ao meio ambiente.

Como preparar e aplicar a solução de alúmen nos vasos

O preparo é simples: recomenda-se utilizar aproximadamente 1 colher de sopa de alúmen finamente moído para cada 1 litro de água. Quanto mais bem triturado estiver o alúmen, mais rápida será a dissolução e mais homogênea ficará a solução repelente.

LeiaTambém

O erro que mata suculentas no inverno e o jeito certo de regar para mantê-las saudáveis

O erro que mata suculentas no inverno e o jeito certo de regar para mantê-las saudáveis

16/07/2026
Samambaia exuberante: os cuidados que fazem a planta voltar a formar uma cascata verde

Samambaia exuberante: os cuidados que fazem a planta voltar a formar uma cascata verde

15/07/2026
Álvaro Pedrera, especialista em plantas: “Um cômodo com muita luz pode ser uma armadilha”

Álvaro Pedrera, especialista em plantas: “Um cômodo com muita luz pode ser uma armadilha”

14/07/2026
Como recuperar uma planta que está murchando antes que seja tarde

Como recuperar uma planta que está murchando antes que seja tarde

13/07/2026

Depois de pronta, a mistura deve ser aplicada diretamente sobre a terra do vaso, usando uma colher ou outro utensílio, sempre direcionando o líquido apenas para o substrato e evitando contato direto com folhas e caules. A ação não é instantânea como a de um inseticida químico, mas tende a provocar desconforto nas formigas, que passam a abandonar aquela área.

Por que o alúmen ajuda a afastar as formigas debaixo dos vasos

O uso do alúmen contra formigas em vasos de flores baseia-se em suas características físicas e químicas. Quando dissolvido em água e distribuído ao redor do formigueiro ou na terra do vaso, o produto altera o ambiente imediato onde os insetos vivem, estimulando a migração para regiões mais favoráveis.

Em vez de eliminar diretamente os insetos, o alúmen funciona como um agente repelente, considerado mais seguro em ambientes com crianças, animais e grande circulação de pessoas. A seguir, alguns cuidados ajudam a potencializar os resultados dessa técnica:

  • Preferir alúmen bem moído para facilitar a dissolução na água.
  • Homogeneizar a solução antes de cada aplicação, mexendo levemente o recipiente.
  • Aplicar em horários com menor incidência de sol forte, reduzindo o estresse para a planta.
  • Evitar excessos, principalmente em vasos pequenos ou com espécies mais sensíveis.

Confira o vídeo compartilhado pelo canal do YouTube Horta Mineira ensinando a acabar com as formigas que ficam rodeando vasos de plantas.

Como usar a solução de alúmen nas plantas de forma segura

Na prática, a aplicação da solução para afastar formigas em vasos de plantas deve seguir alguns passos básicos para proteger tanto o jardim quanto o vaso. Isso evita concentrações inadequadas que possam causar reações indesejadas em espécies mais delicadas.

Passo a passo

Como aplicar a solução de alúmen no vaso

Prepare a mistura corretamente e faça uma aplicação cuidadosa para evitar o contato direto com as partes mais sensíveis da planta.

1

Preparar os materiais

Separe 1 colher de sopa de alúmen moído e 1 litro de água potável em um recipiente limpo.

2

Dissolver o alúmen

Mexa até que o pó esteja totalmente integrado à água, sem deixar resíduos acumulados no fundo.

3

Testar em pequena área

Em plantas pequenas ou sensíveis, aplique uma quantidade reduzida em parte do vaso e observe no dia seguinte.

4

Aplicar no vaso

Despeje a solução cuidadosamente sobre a terra, usando uma colher ou copo, sem molhar folhas e caules.

5

Aguardar a resposta

Monitore a movimentação das formigas ao longo dos dias e repita o processo somente se necessário e com moderação.

Atenção: evite exagerar na quantidade e sempre teste primeiro em plantas mais delicadas.

Quais cuidados extras ajudam a manter formigas longe dos vasos de flores

Além da solução com alúmen, alguns hábitos simples podem complementar o controle das formigas ao redor dos vasos. A escolha do local, a drenagem correta e a limpeza regular da área influenciam diretamente na atração ou afastamento desses insetos, que preferem ambientes úmidos e cheios de matéria orgânica acumulada.

Evite o acúmulo de água embaixo dos vasos, remova folhas mortas e restos de adubo, verifique periodicamente o fundo dos recipientes e alterne os pontos de apoio. Comece hoje mesmo a aplicar essas ações combinadas com a solução de alúmen e impeça que as formigas dominem o seu jardim — cuide das suas plantas agora, antes que o problema avance e prejudique de vez a saúde do seu espaço verde.

Tags: alúmencuidados com plantasformigas nos vasos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.