Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

Epicteto deixou uma lição para quem sofre com críticas que ficam ecoando na cabeça: “Quando alguém fala mal de você, lembre-se…”

Gabriel Martins Por Gabriel Martins
09/07/2026
Em Notícias
Epicteto deixou uma lição para quem sofre com críticas que ficam ecoando na cabeça: “Quando alguém fala mal de você, lembre-se…”

A filosofia estoica ensina a proteger a mente contra opiniões alheias.

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • Gramado de estádio se divide em 3 peças de mais de 3 mil toneladas cada e desaparece sob a arquibancada em cerca de 25 minutos há 2 semanas
  • Ponte de 36 km atravessa uma baía inteira e encurtou em 120 km a viagem terrestre entre duas das maiores regiões industriais da China há 2 semanas
  • Em vez de confiar na memória, Marina, professora de 34 anos, passou a fotografar o apartamento pelo celular antes da mudança, registrou 3 avarias na entrega das chaves e, 2 anos depois, usou as fotos para barrar a cobrança na vistoria, segundo a Lei do Inquilinato e o Código Civil há 4 semanas
  • Depois de o liquidificador novo travar em só 4 dias, Iracema, aposentada de 66 anos, ouviu, no balcão da loja, a mesma recusa por 3 semanas e só no Consumidor.gov.br descobriu o prazo que o Código de Defesa do Consumidor dá para sanar o defeito há 3 semanas
Mais sobre Notícias →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

Uma crítica pode durar poucos segundos, mas ficar ecoando por dias dentro da cabeça. Epicteto, um dos grandes nomes do estoicismo, olhou para esse desconforto com uma lucidez dura e libertadora: nem toda fala sobre você merece dominar sua paz, porque o que realmente pesa não é apenas o que dizem, mas o julgamento que você faz disso.

Epicteto transformou a crítica em exercício de liberdade

Nascido escravo em Hierápolis, por volta do ano 50 d.C., Epicteto se tornou um dos filósofos mais influentes do estoicismo romano. Suas ideias foram reunidas por seu discípulo Arriano no Enquirídio, obra que segue atual por tratar de emoções, escolhas e autocontrole.

A base de sua filosofia está na chamada dicotomia do controle: existem coisas que dependem de nós e coisas que não dependem. Nossas opiniões, ações e julgamentos estão sob nosso domínio. Já as críticas, atitudes e percepções dos outros pertencem ao campo do que não controlamos.

Epicteto deixou uma lição para quem sofre com críticas que ficam ecoando na cabeça: “Quando alguém fala mal de você, lembre-se…”
O autocontrole define o limite entre escolhas internas e eventos externos.

O que significa a frase de Epicteto?

Ao afirmar “quando alguém faz mal a você ou fala mal de você, lembre-se de que acredita estar fazendo o que é certo”, Epicteto não pede que aceitemos injustiças passivamente. Ele mostra que muitas pessoas agem a partir de suas próprias crenças, mesmo quando estão enganadas.

Para o filósofo, quem julga mal também carrega o peso do próprio erro. Se alguém fala algo falso sobre você, essa fala revela mais sobre a percepção distorcida dessa pessoa do que sobre a sua realidade. A liberdade começa quando você deixa de entregar sua paz a julgamentos externos.

Como saber se uma crítica merece atenção?

Epicteto propunha uma resposta simples e exigente: se a crítica for verdadeira, corrija-se; se for falsa, não sofra por ela. A psicóloga Iria Reguera defende algo parecido ao sugerir que avaliemos a crítica com objetividade, buscando entender se existe alguma verdade nela.

Na prática, antes de reagir por impulso, vale fazer uma pequena pausa e separar o que é útil do que é apenas ruído:

LeiaTambém

A divisão proposta pelo filósofo muda onde a pessoa coloca sua energia

Epicteto deixou uma frase para quem tenta controlar tudo ao redor: “Algumas coisas dependem de nós e outras não.”

03/08/2026
O alerta trata do tempo limitado sem defender pressa ou excesso

“Não viva como se tivesse 10 mil anos”: o alerta de Marco Aurélio para quem sempre deixa a vida para depois

27/07/2026
A carta 13 separa riscos concretos de dores antecipadas pela mente

“Sofremos mais na imaginação do que na realidade”: o alerta de Sêneca sobre problemas que ainda nem aconteceram

27/07/2026
O texto separa o acontecimento da interpretação formada sobre ele

“Não são as coisas que nos perturbam, mas o que pensamos sobre elas”: a reflexão de Epicteto sobre sofrimento

27/07/2026
  • A crítica aponta um fato concreto ou apenas uma opinião vaga?
  • Existe algo que você pode melhorar a partir dela?
  • A pessoa falou para ajudar ou apenas para ferir?
  • O comentário diz algo real sobre você ou sobre quem o fez?

Confira o vídeo compartilhado pelo canal do YouTube Corvo Seco falando sobre a filosofia de Epicteto e o peso de suas palavras.

Por que críticas mexem tanto com a gente?

Mesmo quando parecem pequenas, críticas podem ser sentidas como ameaça social. O desejo de aceitação faz parte da experiência humana, e qualquer sinal de rejeição pode acionar defesa, vergonha ou raiva. Por isso, a reação inicial muitas vezes é se justificar ou atacar de volta.

A força do estoicismo está em criar um intervalo entre o acontecimento e a resposta. Essa ideia influenciou a Terapia Racional Emotiva Comportamental, de Albert Ellis, segundo a qual nossas interpretações fazem a ponte entre o que acontece e a emoção que sentimos.

Como carregar a crítica pelo lado mais leve?

Epicteto dizia que todas as coisas têm duas alças: uma pela qual podem ser carregadas e outra pela qual não podem. Diante de uma crítica, a alça mais pesada é transformar tudo em ferida pessoal. A mais leve é perguntar, com honestidade, o que pode ser aprendido ou descartado.

Essa escolha precisa começar hoje, antes que a próxima opinião alheia tome o controle. Se houver verdade, use a crítica para crescer. Se houver erro, siga em frente sem carregar o peso de uma visão que não é sua. A filosofia de Epicteto continua urgente porque ensina que paz também é decisão.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: críticasEpictetoestoicismo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.