PORTUGUÊS

Erros de plural que muita gente comete sem perceber no dia a dia

Você fala 'lápises' ou 'degrais'? Listamos os desvios mais comuns na hora de passar as palavras para o plural e ensinamos o jeito certo

Publicidade
Carregando...

A língua portuguesa tem suas armadilhas, e o plural de algumas palavras é uma das mais comuns. No dia a dia, é normal que surjam dúvidas sobre como falar ou escrever o plural de termos que parecem simples, mas que escondem regras específicas.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Essa confusão pode acontecer tanto na fala quanto na escrita, gerando pequenos deslizes que passam despercebidos por muita gente.

Reconhecer esses desvios não só melhora a comunicação, como ajuda a fixar o uso correto das palavras. Pequenos ajustes no vocabulário podem fazer uma grande diferença na clareza da mensagem.

Para ajudar a esclarecer esses pontos, preparamos uma lista com sete erros frequentes e a forma correta de usar cada palavra.

Confira 7 erros comuns de plural e como evitá-los

  • Cidadão: o erro comum é usar "cidadões". O plural correto, no entanto, é cidadãos. A regra para palavras terminadas em "-ão" pode variar, mas neste caso específico, essa é a única forma aceita pela norma culta.

  • Guarda-chuva: em palavras compostas por verbo e substantivo, apenas o substantivo (segundo elemento) varia. O verbo permanece invariável. Por isso, a forma correta é guarda-chuvas, e não "guardas-chuva".

  • Lápis: termos terminados em "-s", quando paroxítonos, não mudam no plural. A variação fica por conta do artigo que acompanha a palavra. Portanto, o certo é: os lápis; e não "lápises".

  • Degrau: palavras que terminam com a vogal "-u" recebem apenas a letra "s" no final para formar o plural. A forma correta é degraus. O uso de "degrais" é um erro bastante comum, mas a palavra está incorreta.

  • Qualquer: um caso especial de pronome indefinido. O jeito certo de escrever e falar é quaisquer.

  • Barril: palavras terminadas em "-il", quando oxítonas, trocam essa terminação por "-is". Dessa forma, o plural correto de barril é barris. Falar "barriles" está errado.

  • Caráter: aqui a mudança na palavra é mais profunda. O plural de caráter é caracteres. A palavra perde o acento agudo e ganha a terminação "-es", alterando também a sílaba tônica.

    Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

plural portugues regras vocabulario

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay