O INSS aumenta análise de aposentadoria por robôs, que podem negar benefício em seis minutos -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O INSS aumenta análise de aposentadoria por robôs, que podem negar benefício em seis minutos

crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

FOLHAPRESS - As agências da Previdência Social ficarão fechadas em todo o país nesta Sexta-feira Santa (29/3). O atendimento será retomado na segunda-feira, 1º de abril, informou o órgão.

 

Quem precisar pedir benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode utilizar o atendimento telefônico, por meio da central 135, ou pelo aplicativo ou site Meu INSS.

 

O atendimento eletrônico por telefone, por meio do robô, é feito por 24 horas. Na segunda, o atendimento humano por telefone, que funciona das 7h às 22h, será retomado.

 

 

Segundo o instituto, por telefone ou internet é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência e conseguir ainda informações de pagamento.

 

As ligações para o 135 são gratuitas.

 

INSS

 

No Meu INSS, que funciona por aplicativo ou no site meu.inss.gov.br, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos de pagamento e do Imposto de Renda, cumprir exigências -que a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto- e agendar atendimento presencial.

 

Por meio deste canal, o segurado também poderá ser atendido pela assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios.

 

Leia também: Multa paga em rescisão trabalhista não é cobrada no Imposto de Renda

 

Saiba pedir a aposentadoria pelo Meu INSS

 

- Acesse o app ou site Meu INSS

 

- Informe CPF e senha de acesso (se não tiver senha, será necessário criar)

 

- Clique no botão "Novo Pedido"

 

- Digite a opção que você busca; ao inserir "aposentadoria", por exemplo, aparecerão os tipos de aposentadorias

 

- Clique na aposentadoria escolhida e informe seus dados

 

- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

 

- Ao final, anote o número de protocolo; também é importante informar email e celular para receber as informações sobre a tramitação do seu pedido

 

O Meu INSS também aceita os requerimentos de auxílio-doença por meio do Atestmed, sistema eletrônico no qual o segurado pede o benefício pela internet, enviando o atestado médico e outros documentos para comprovar que está temporariamente incapaz para o trabalho, e não precisa passar por perícia presencial.

 

**No Atestmed, o atestado precisa ter:**

 

- Nome completo

 

- Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento)

 

- Diagnóstico por extenso ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças)

 

- Assinatura do profissional, que pode ser eletrônica e deve respeitar as regras vigentes Identificação do médico, com nome e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo

 

- Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais

 

- Prazo necessário para a recuperação, de preferência em dias (essa data pode ser uma estimativa)