Evento gratuito debate protagonismo de mulheres negras na comunicação
Especialista em narrativa e educação antirracista participa de conversa online sobre narrativa, legitimidade e presença em posições de liderança
compartilhe
SIGA
Na próxima quinta-feira (28/5), a Abradi realiza mais uma edição do Abradi Delas Conversas Reais, iniciativa voltada a debates sobre mercado, liderança e diversidade no setor de comunicação.
Com o tema “Quem pode falar e quem é ouvido: raça, narrativa e poder no mercado de comunicação”, o encontro recebe a escritora, palestrante e especialista em narrativa e educação antirracista, Daniela Torres, para uma conversa sobre os mecanismos, muitas vezes naturalizados, que definem quem ocupa espaços de autoridade e reconhecimento no ambiente profissional.
Finalista do Prêmio Abradi na categoria redator/copywriter e criadora do projeto NegraParda, Daniela conduz o encontro a partir de reflexões sobre representatividade, construção de autoridade e os desafios enfrentados por mulheres negras e pardas na ocupação de espaços de visibilidade e decisão no mercado da comunicação. A conversa também trará caminhos práticos relacionados a posicionamento profissional, presença estratégica e letramento racial crítico nas organizações.
“Falar sobre narrativa e poder é também falar sobre quem é constantemente legitimado como autoridade e quem ainda precisa provar mais para ocupar os mesmos espaços. O letramento racial crítico ajuda empresas e profissionais a reconhecerem essas dinâmicas e criarem ambientes mais justos, diversos e inovadores”, afirma a convidada.
- Eu sou uma "preta letrada". E, se isso te incomoda, o problema é todo seu
- Nove em cada 10 escolas não abordam aspectos étnico-raciais nas aulas
Para Carol Lima, diretora de empreendedorismo feminino na Abradi SP e responsável pela organização do evento, o tema desta edição do evento promove uma reflexão necessária sobre as estruturas do próprio mercado da comunicação.
“Como setor que constrói narrativas, reputações e percepções, temos a responsabilidade de olhar para dentro e questionar quais vozes ocupam os espaços de decisão, influência e reconhecimento. Essa conversa é essencial para que diversidade deixe de ser apenas uma pauta comunicada e passe a ser uma prática real na estrutura do mercado”, afirma.
Segundo Carol, o encontro também busca ampliar espaços de escuta e fortalecimento profissional. “Este é um espaço importante para fortalecer a trajetória de mulheres que devem ser ouvidas e, mais do que tudo, gerar consciência”, completa.
Leia Mais
Exclusivo para mulheres, o Abradi Delas será realizado de forma online e busca promover um espaço de troca e reflexão sobre os desafios e possibilidades para a construção de um mercado de comunicação mais plural e representativo.
Serviço
Abradi Delas Conversas Reais
Tema: “Quem pode falar e quem é ouvido: raça, narrativa e poder no mercado de comunicação”
Data: 28 de maio (quinta-feira)
Horário: 11h
Convidada: Daniela Torres
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento-online/abradidelas-quem-pode-falar-e-quem-e-ouvido-raca-narrativa-e-poder-no-mercado-de-comunicacao/3404051