Lideranças da Rede Afro LGBT e outros movimentos negros se mobilizam pela organização da 1ª Para Negra em BH -  (crédito: Michael Douglas/Divulgação )

Lideranças da Rede Afro LGBT e outros movimentos negros se mobilizam pela organização da 1ª Para Negra em BH

crédito: Michael Douglas/Divulgação

As ruas da capital mineira receberão em 25 de maio, Dia Mundial da África, a 1ª Parada Negra de Belo Horizonte. A iniciativa é da Rede Afro LGBT de Minas Gerais, movimento que atua desde 2005. A previsão, segundo a organização do evento, é de que 2 mil pessoas ocupem o trajeto que começará na Praça Sete e seguirá até o Viaduto Santa Tereza, na Região Central de BH.

 

 

O tema da primeira edição da parada é “Do Erê Ao Ancestral: pela vida das juventudes negras”. O coordenador da Rede Afro LGBT em Minas, Thiago Santos, explica que a inspiração para o evento vem do movimento norte-americano Black Pride e de episódios bem sucedidos nos mesmos moldes em João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).

 

“O espaço de representação é importante e precisa existir para que essas pessoas se sintam encorajadas a andar nas ruas expressando sua sexualidade, fora das vias da prostituição, por exemplo. Somos vistos como corpos secundários, uma população que vive sobre vulnerabilidade social. Para além da representação, é preciso também debater um projeto de cidade que atenda as necessidades da comunidade”, afirma Thiago Santos.

 

A 1° Parada Negra de BH contará com jovens artistas locais e outros que abraçam a temática. Durante a caminhada, também haverá homenagens a lideranças históricas do movimento negro.

 

Recursos 

 

A iniciativa não tem apoio de nenhum edital ou emenda para sua realização, no entanto, a Rede Afro LGBT mineira conta com movimentos sociais, sindicatos e alguns mandatos progressistas para captar recursos. Segundo a coordenação, a Prefeitura de Belo Horizonte irá ceder uma estrutura básica de apoio para o evento.

 

A iniciativa privada pode apoiar a causa entrando em contato com a organização pelo e-mail redeafrolgbtmg@gmail.com ou pelas redes sociais.

 

* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata