Câmpus da UEMG em Frutal (MG) -  (crédito: wikimedia commons)

Câmpus da UEMG em Frutal (MG)

crédito: wikimedia commons

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Calouras da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) foram vítimas de racismo durante um trote universitário.

 

Crime ocorreu durante recepção dos alunos no campus de Frutal. A recepção foi realizada na segunda-feira (11).

 

Xingamentos racistas

 

Alunas negras que participavam do trote de recepção receberam placas com palavras racistas como "bombril" e "asfalto" durante a festa. A informação foi dada pelo coletivo Ágora Negra e pelo Diretório Acadêmico 'Chapa Igualité'.

 

Estudantes se reuniram no campus de Frutal para protestar contra o caso na noite de ontem.

 

 

Em nota, a Sociedade Esportiva Pobrema afirmou que "os responsáveis por tais atos já foram punidos e expulsos" do grêmio estudantil. O grupo também pediu desculpas em nome dos estudantes de administração da universidade.

 

O UOL buscou a universidade para saber se alguma investigação foi aberta. O espaço será atualizado tão logo haja posicionamento.

 

A Polícia Civil também foi procurada para saber se houve registro de boletim de ocorrência. Não houve retorno sobre o assunto até o momento.

 

RACISMO X INJÚRIA RACIAL

 

A Lei de Racismo, de 1989, engloba "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". O crime ocorre quando há uma discriminação generalizada contra um coletivo de pessoas. Exemplo disso seria impedir um grupo de acessar um local em decorrência da sua raça, etnia ou religião.

 

O autor de crime de racismo pode ter uma punição de 1 a 5 anos de prisão. Trata-se de crime inafiançável e não prescreve. Ou seja: no caso de quem está sendo julgado, não é possível pagar fiança; para a vítima, não há prazo para denunciar.

 

Já a injúria racial consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem a fim de atacar a dignidade de alguém de forma individual. Um exemplo de injúria racial é xingar um negro de forma pejorativa utilizando uma palavra relacionada à raça.