Fundação Palmares organiza celebrações em área de quilombo de Zumbi
Órgão promove série de eventos do Dia da Consciência Negra em Alagoas
compartilhe
Siga no
Cenário do quilombo que mais simbolizou a resistência à escravidão no Brasil, a Serra da Estrela, em Alagoas, voltará a celebrar o Dia da Consciência Negra. Nesta segunda-feira (20), o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares (AL), abrigará uma série de solenidades pelos 323 anos da "imortalidade" de Zumbi dos Palmares e pela valorização da cultura negra.
Promovido pela Fundação Cultural Palmares (FCP), o evento começa às 10h, com discursos de representantes da sociedade civil. Ao longo de três horas e meia de evento, haverá apresentações musicais intercaladas com discursos de autoridades. Estão previstas falas do prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas Junior, e do presidente da FCP, João Jorge Santos Rodrigues.
Também devem marcar presença representantes da prefeitura de Maceió e do governo de Alagoas. Entre 12h e 12h30 estão previstos discursos de representantes dos Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. No entanto, ainda não está definido se a ministra Anielle Franco poderá comparecer, porque ela participará, no mesmo horário, da assinatura do Pacote de Igualdade Racial, no Palácio do Planalto.
19/11/2023 - 09:49 Discriminação contra judeus e contra negros é a mesma coisa, diz ex-ministra francesa
20/11/2023 - 14:25 Entenda o papel do Estado no combate ao racismo no Brasil
20/11/2023 - 14:38 O passado escravista escondido em um dos pontos turísticos de SP
Seminário
Neste domingo (19), a Fundação Cultural Palmares promoveu o seminário "Arte, Cultura Palmarina – 35 anos", na Universidade Federal de Alagoas. Das 9h às 17h30, o evento contou com dois painéis. Durante a manhã, debatedores e representantes de comunidades quilombolas, de comunidades religiosas de matriz africana e de entidades do patrimônio afro-brasileiro debateram o patrimônio e a memória da cultura negra, com destaque para os mestres dos saberes.
À tarde, um painel discutiu medidas de fomento e de promoção da cultura afro-brasileira. A mesa redonda reuniu comunicadores, produtores audiovisuais e produtores culturais.