Laura Cardoso: qual foi a causa da morte da grande dama da TV
Atriz teve morte por causas naturais em casa; relembre papéis marcantes e a forma como a artista, sem medo, encarava o seu próprio fim
compartilhe
SIGA
Laura Cardoso, uma das artistas mais respeitadas da televisão brasileira, morreu aos 98 anos, na noite dessa segunda-feira (17/8), às 23h24, em sua casa em São Paulo, por causas naturais, segundo confirmou o bisneto, Fernando Faria, à Quem.
A família publicou uma despedida nas redes sociais da atriz na madrugada de terça-feira (18/8). “Nossa grande estrela se despediu de nós. Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso”, escreveu.. O velório ocorre nesta terça, das 8h às 14h, na Funeral Home, na Bela Vista.
Leia Mais
-
Adeus a Dorinha Duval, a primeira Cuca, que deixou a TV após matar o marido
-
Laura Cardoso jovem: a beleza que marcou o início de uma carreira icônica
Em uma entrevista à Quem em 2019, Laura Cardoso falou sobre o fim com serenidade. Ela afirmava não ter medo da morte. “Brinco com as minhas filhas que só tenho medo do fantasma. Mas não tenho medos, nem da morte. É uma besteira ter medo da morte!”.
Na mesma ocasião, a atriz complementou sua visão sobre a passagem do tempo: “Ela é imprevisível, mas inevitável. A gente não sabe quando ela vem, mas que ela é certa para todo mundo, ela é”. Viúva de Fernando Baleroni, Laura teve as filhas Fátima e Fernanda, e enfrentou a perda do filho José, que morreu três dias após o nascimento.
Uma carreira marcada por personagens inesquecíveis
Nascida no Bixiga, em São Paulo, como Laurinda de Jesus Cardoso, ela descobriu a vocação para atuar na adolescência. Aos 15 anos, começou a carreira no radioteatro e, em 1952, estreou na televisão em “Tribunal do Coração”, na TV Tupi.
Leia Mais
Sua trajetória soma mais de 100 trabalhos, incluindo mais de 60 novelas, filmes, peças e dublagens. Entre os papéis mais lembrados pelo público estão Guiomar, de “A Viagem”, e a mãe de Ruth e Raquel em “Mulheres de Areia”.
Afastada das novelas desde “A dona do pedaço” (2019), a atriz mantinha um contrato vitalício com a Globo. Em 2025, participou da vinheta de fim de ano da emissora com Tony Ramos e Susana Vieira, além de ter recebido uma estrela na Calçada da Fama dos Estúdios Globo.
Laura Cardoso foi reconhecida com a Ordem do Mérito Cultural em 2006. Ela resumiu sua paixão pela profissão em uma frase que marcou sua despedida: “A gente se aposenta quando vai embora”.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.