Spotiffy Wrapped: como o Spotify cria a sua retrospectiva?
Do seu gosto musical às horas ouvidas, saiba como a plataforma analisa seus dados para o Wrapped que todos adoram compartilhar
compartilhe
SIGA
Chegou aquela época do ano em que as redes sociais são tomadas por retrospectivas musicais coloridas e muito pessoais. O Spotify Wrapped se tornou um evento anual que analisa dados e os transforma em uma história pronta para compartilhar.
A plataforma monitora tudo o que você escuta de 1º de janeiro até meados de novembro. Esse período mais curto garante que a equipe tenha tempo para processar os dados e desenvolver a experiência visual antes do lançamento em dezembro. Cada play, cada música pulada e cada artista descoberto conta para o resultado final.
O que o Spotify analisa?
O algoritmo não se limita a contar quais músicas você mais ouviu. A análise leva em conta uma série de fatores para criar um retrato fiel do seu ano musical. Entre os principais dados coletados estão:
-
Minutos ouvidos: o tempo total que você consumiu faixas e áudios.
-
Artistas favoritos: quais cantores ou bandas dominaram seus fones de ouvido.
-
Álbuns e faixas mais ouvidos: analisa quais álbuns e músicas você mais ouviu durante o ano.
-
Gêneros preferidos: uma análise dos estilos que mais se repetiram em suas playlists.
Os algoritmos do Spotify não apenas listam seus favoritos, mas também criam categorias divertidas e personalizadas, como sua "personalidade sonora" ou sua “idade musical”. Tudo isso é pensado para gerar identificação e engajamento.
O resultado final é uma narrativa visual e interativa, com gráficos e animações projetados para serem facilmente compartilhados em formatos como os Stories do Instagram. A estratégia transforma um simples relatório de dados em um conteúdo social, incentivando os usuários a compararem seus gostos e a celebrarem suas trilhas sonoras.
Além da apresentação visual, a plataforma também cria playlists personalizadas, como "As suas mais tocadas no ano", que permitem reviver os principais momentos musicais do período.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Tendências
O Trends, plataforma do Google que monitora dados sobre o buscador, mostra que o termo "Spotify" está entre os mais populares nas últimas horas desta segunda-feira (15) no Brasil.
A alta procura pelo aplicativo no Google está ligada à instabilidade técnica apresentada nesta segunda. O problema se iniciou no fim da manhã desta segunda e só foi resolvido no início da tarde. Foram 50 minutos de inconsistências.
Pelo X (antigo Twitter), a empresa reconheceu o problema em um curto comunicado. "Tudo certo! Obrigado pela sua paciência. Se você ainda estiver com problemas, pode encontrar mais informações sobre este assunto em nosso tópico de suporte da comunidade", informou a empresa.