Nova HQ da Turma da Mônica Jovem aborda o uso excessivo de telas
A revistinha convida jovens leitores a repensarem hábitos digitais de forma descontraída; ela será lançada no dia 29 de outubro
compartilhe
SIGA
A Redes Cordiais, empresa dedicada à educação midiática, vai lançar no dia 29 de outubro a nova HQ da Turma da Mônica Jovem - "Desconectados?", em parceria com o YouTube e o MSP Estúdios. A estreia da revistinha, nas versões impressa e digital, será realizada em São Paulo, na Gibiteca Henfil, que funciona dentro do Centro Cultural São Paulo, às 10h30.
Leia Mais
O assunto central da revista aborda o uso das telas, um tema superatual e que reflete no dia a dia do público alvo, focado em crianças e adolescentes. A narrativa de “Desconectados” traz dicas de como aproveitar a vida offline, de forma com que as pessoas consigam curtir a tecnologia sem abrir mão da vida real com amigos, família, estudos e saúde.
A HQ já está disponível gratuitamente no site do Redes Cordiais. O lançamento faz parte da programação da Semana Brasileira de Educação Midiática, que integra a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento anual da Unesco para incentivar a conscientização.
A revistinha, que convida jovens leitores a repensarem hábitos digitais e a valorizar a leitura, será distribuída para alunos da escola municipal EMEF Brig. Faria Lima (SP). Após o lançamento, outras escolas interessadas também podem adquiri-la por meio de parcerias locais.
Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil, afirmou que a ideia surgiu a partir da proibição do uso de telas nas escolas. “Muitas crianças e muitos adolescentes reclamaram que não foram ouvidos a respeito e que poderiam ter contribuído com muitas sugestões sobre como usar as telas de modo equilibrado”, destacou.
“Desconectados” colocará os personagens da Turma da Mônica Jovem em uma situação não-habitual. Os queridinhos da HQ vão fazer um passeio escolar, em que o uso dos celulares e aparelhos eletrônicos não é permitido.
A revistinha vai mostrar que, apesar da resistência inicial dos protagonistas, é possível se surpreender com atividades longe das telas, por meio de experiências enriquecedoras com os colegas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“A partir da HQ, queremos que as crianças e os adolescentes possam conversar sobre esse tema pela sua perspectiva.”, declarou Januária.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata