Autor do mangá faleceu devido em 1º de março, devido a um hematoma subdural agudo, mas o anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/3)
 -  (crédito: AFP / Reprodução / redes sociais)

Autor do mangá faleceu devido em 1º de março, devido a um hematoma subdural agudo, mas o anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/3)

crédito: AFP / Reprodução / redes sociais

O anúncio da morte de Akira Toriyama, criador do mangá e do anime ‘Dragon Ball’, nesta sexta-feira (8/3), deixou as redes sociais de luto. O japonês de 68 anos faleceu no dia 1º de março, em decorrência de um hematoma subdural agudo, mas sua editora e estúdio de produção só divulgaram hoje.

 

 

No Brasil, a série foi exibida a partir de 1996, fazendo parte da infância de diversos internautas. “Tenho a certeza que o mundo inteiro está de braços no ar a fazer o maior e mais incrível Genki Dama por tudo o que Akira Toriyama nos deu. Obrigado e descanse em paz, mestre”, escreveu um perfil.

 

 

“Akira Toriyama nos proporcionou os melhores anos da nossa infância. DBZ se faz presente na vida até hoje”, apontou outro. “ E pensar que recebemos essa notícia tão repentinamente, Obrigado por marcar o mundo dos animes, marcar diversas infâncias e inspirar tantas outras obras”, homenageou um terceiro.

 

Veja mais reações:

 

 

Morte aos 68 anos

 

Akira Toriyama publicou o primeiro ‘Dragon Ball’ em 1984. Desde então, a obra se tornou uma das franquias de mangás mais vendidas da história e foi expandida para diversas séries de anime, filmes e jogos eletrônicos. Em todo o mundo, foram vendidos mais de 260 milhões de cópias.

 

"Estamos profundamente tristes em informar que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo", publicou a conta oficial da franquia "Dragon Ball" na rede social X. O comunicado, atribuído à produtora Bird Studio de Toriyama, explica que o artista morreu quando ainda tinha "vários projetos em pleno processo de criação, com grande entusiasmo".

 

 

‘Dragon Ball’ chegou ao Brasil em 1996, sendo exibido pelo SBT no Bom Dia & Cia, apresentado pela Eliana. Na época, apenas 60 episódios da série original foram exibidos. Em 2002, a TV Globo, que já exibia Dragon Ball Z desde 2001, comprou e exibiu os 153 episódios de Dragon Ball, finalizando por vez os episódios que faltavam ser exibidos em solo brasileiro. Em 2022, a série foi disponibilizada no Globoplay , Crunchyroll e no Claro Vídeo.

 

 

‘Dragon Ball Z’ estreou em solo brasileiro na TV fechada, em 1999. Meses depois, passou a ser exibida na Band. Em 2002, o Cartoon Network começou a exibir Dragon Ball GT terminando em 2003. Na mesma época, a revista ‘Heróis da TV’, da Editora Abril, trazia como brinde um VHS com um filme da série. Mais recentemente, a série ‘Dragon Ball Z’ também foi exibida pela Rede Brasil enquanto o Cartoon Network exibiu e continua exibindo ‘Dragon Ball Super’.