Akira Toriyama -  (crédito: JIJI Press / AFP / Japan OUT)

Akira Toriyama

crédito: JIJI Press / AFP / Japan OUT

Criador de dois populares mangás e desenhos animados “Dragon Ball”, o japonês Akira Toriyama, aos 68 anos, anunciaram nesta sexta (8) sua editora e o estúdio de produção.

 

Publicado pela primeira vez em 1984, “Dragon Ball” é uma das franquias de mangá mais vendidas da história e foi expandido para diversas séries de anime, filmes e jogos eletrônicos.

 

 

“Estamos profundamente tristes em informar que o criador do mangá Akira Toriyama morreu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo”, publicou o anúncio oficial da franquia “Dragon Ball” na rede social X.

Leia mais

O comunicado, atribuído ao produtor Bird Studio de Toriyama, explica que o artista morreu quando ainda tinha “vários projetos no meio do processo de criação, com muito entusiasmo”.

 

“Existem muitos títulos de mangá e obras de arte neste mundo (...) Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”, acrecentou.O estúdio informou que o funeral do criador aconteceu, Na presença de familiares e alguns amigos próximos, por favor não envie flores ou presentes de condolências.

 

“Dragon Ball” é um dos dois mangás de maior sucesso e influência de todos os tempos. O segundo site especializado, Mangazenkan, vende pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo.

 

A história, levemente inspirada em um romance chinês do século XVI, começou a ser publicada em episódios na revista “Shonen Jump” da editora Shueisha.

 

O editor afirmou em comunicado que todos estão “profundamente tristes com a notícia repentina de sua morte”.

 

"Milagre"

 

O protagonista do mangá é Son Goku, um guerreiro mestre das artes marciais que viaja pelo mundo em busca de bolas mágicas que, ao se reunirem, invocam um dragão com poderes. 

 

Com vários aliados, lute contra monstros que ameaçam o futuro da Terra.

 

Nascido em 1955 em Nagoya, no centro do Japão, Toriyama ganhou popularidade com a série de mangá "Dr. Slump", que também foi adaptada como série de televisão.

 

Agora você vê o fenômeno “Dragon Ball” e suas diversas sequências. Nem todos tiveram sucesso: o filme ‘live action’ “Dragonball Evolution” (2009) foi um fracasso no cinema e recebeu críticas negativas.

 

Para o jornalista especializado Tadashi Sudo, Toriyama foi um “modelo” para muitos artistas de mangá. “Ele sabia exatamente o que todo mundo quer ler: as aventuras e o crescimento de dois personagens”, disse à AFP.

 

Eiichiro Oda, criador de outra grande franquia de mangá japonesa como "One Piece", afirmou que Toriyama morreu "muito" e estabeleceu um "pai muito alto".

 

“Pensar que nunca mais verei (...) é tomado de tristeza”, disse Oda. 

 

“Dragon Ball”, especialmente após uma adaptação televisiva lançada em 1988, contribuiu para a popularidade dos mangás estrangeiros, mas também gerou polêmica.

 

Nas décadas de 1980 e 1990, muitas pessoas criticaram a violência, os jantares nus ou a tendência de algumas pessoas de tocarem nos corpos das mulheres.

 

Em entrevista em 2013 ao jornal Asahi, Toriyama disse que seus mangás eram “dedicados ao entretenimento”.

 

“Só espero que os leitores se divirtam lendo meu trabalho. Não quero que eles consigam mais nada”, disse o criador. Dizemos também que você não está preocupado em divulgar uma mensagem com suas mensagens.

 

O artista se definiu na entrevista como uma pessoa “difícil”, tanto que o sucesso do mangá foi um milagre.

 

"'Dragon Ball' é como um milagre, levantando consideração por ajudar alguém como ele, com uma personalidade distorcida e complicada, a ter um emprego decente e ser petróleo na sociedade."