Mineiro de BH, Dedé Paraizo teve a companhia de Maria Rita na faixa

Mineiro de BH, Dedé Paraizo teve a companhia de Maria Rita na faixa "Coral de anjos", sucesso dos anos 1990 gravada pelo grupo Sensação

crédito: Mary Marques/Divulgação

Cantor, compositor e multi-instrumentista, Dedé Paraizo, um dos integrantes do grupo paulista Demônios da Garoa, lança nas plataformas digitais “Meu baú de canções". A ideia do projeto é trazer novas roupagens para sucessos que foram compostos por ele e gravados por nomes como Zeca Pagodinho, João Nogueira, Jair Rodrigues, Originais do Samba, Demônios da Garoa e o grupo Fundo de Quintal, entre outros.


Independente, o disco traz sete faixas autorais, com Dedé contando com as parcerias de Edson Conceição, Toninho Geraes, Carlos Randall, Anderson Santos, Célia Aluk e Paulinho Rezende. Maria Rita, Grupo Exalta e Toninho Geraes participam do álbum. Nascido em Belo Horizonte, o artista está completando 30 anos de carreira e 19 de Demônios da Garoa, no qual compõe para o grupo e toca violão de sete cordas.

 


VOZES PARCEIRAS


Dedé conta que “Meu baú de canções” resgata suas composições dos anos 1980, 1990 e 2000. “Tenho o prazer de ter mais de 180 canções gravadas por nomes como Zeca Pagodinho, Alcione, Leci Brandão, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Zezé de Camargo e Luciano, Fundo de Quintal e o próprio Demônios da Garoa. Então, peguei sete músicas autorais, sendo três regravações, como ‘Desforra,’ que contou com a participação especial do grupo Exalta. Esse samba foi gravado nos anos 1990 por Pedrinho da Flor, que é um grande sambista do Rio de Janeiro."


O compositor gravou também a inédita “Santo samba”, composta por ele, Toninho Geraes e Paulinho Rezende. “Toninho Geraes gravou essa canção comigo. Tem também ‘Coral de anjos’, que é uma música que foi gravada nos anos 1990 pelo grupo Sensação e que fez muito sucesso. Fiz uma releitura dela e contei com a participação de Maria Rita, filha de Elis Regina e César Camargo Mariano."

 


Outra inédita é “Consequências”, composta há mais de 30 anos. “É uma parceria minha com o compositor baiano Edson Conceição, autor do famoso samba ‘Não deixe o samba morrer’, assim como ‘A minha alegria’, que gosto muito e foi feita em parceria com o grande compositor carioca Paulinho Rezende", lembra Dedé.


CALANGO DE MINAS


"Gravei também ‘Desforra’, que é de minha autoria com Célia Aluk, irmã do saudoso cantor Antônio Marcos. Ela é filha de dona Eunice Barbosa, uma grande escritora e compositora, que teve canções suas gravadas por Roberto Carlos”, acrescenta o artista mineiro.


Dedé Paraizo diz que está satisfeito com o resultado do novo trabalho e que pretende dar continuidade, pois tem muitas músicas ainda que podem ser regravadas. “Estão elogiando a minha interpretação, a qualidade de gravação e dos arranjos. Fiz esse trabalho com um arranjador de Santos (SP), Fabrício Dacal. Estou bem feliz com tudo isso e com vontade de gravar o vinil desse álbum também."


O músico tem dois trabalhos em vinil – “Dedé Paraizo, miragem” e “Face a face”, gravado nos anos 1990. “Depois, gravei o DVD 'Estrada do Sol’, que é uma canção do Tom Jobim e Dolores Duran e, posteriormente, um CD só com calango que é aquele ritmo do Norte do Minas. Esse disco foi produzido pelo cantor e compositor mineiro Téo Azevedo, entre 2008 e 2010. Ele é também um grande parceiro que tenho em Minas. Temos uma música que foi gravada pelo cantor e ator Jackson Antunes."


NA ESTRADA


Dedé conta que já está se programando para fazer turnê com esse trabalho. "Preciso apenas ter muito cuidado por causa da agenda do Demônios da Garoa, que é extensa, mas vai dar tudo certo."

 


Ele lembra que o Demônios está comemorando 80 anos. "E para celebrar a data, gravamos 30 músicas no Teatro Bradesco, em São Paulo. Houve participações importantes, entre elas a de Ivan Lins, Fábio Jr., Seu Jorge, Adriana Ribeiro, Pedro Mariano e Canhotinho do Cavaco, que até há pouco tempo ainda era integrante do Demônios da Garoa. Foi um trabalho muito gostoso de fazer e ficou muito bom, com qualidade extrema.” Segundo o artista, esse disco deve ser lançado ainda no primeiro semestre.

 

“MEU BAÚ DE CANÇÕES”
Disco de Dedé Paraizo
Sete faixas
Disponível nas plataformas digitais

 

REPERTÓRIO
>> “CONSEQUÊNCIAS”
(Dedé Paraizo e Edson Conceição)

>> “A MINHA ALEGRIA”
(Dedé Paraizo e Paulinho Rezende)

>> “É, ACABOU”
(Dedé Paraizo e Anderson Santos)

>> “DESFORRA”
(Dedé Paraizo, Celia Aluk e Luiz Carlos). Participação do Grupo Exalta

>> “SANTO SAMBA”
(Dedé Paraizo, Toninho Geraes e Paulinho Rezende). Participação especial de Toninho Geraes

>> “DEUS É BRASILEIRO”
(Dedé Paraizo e Carlos Randall). Participação Especial de Compadre Xico

>> “CORAL DE ANJOS”
(Dedé Paraizo, Carica e Prateado). Participação especial de Maria Rita