rastros da expedição na memória da cidade histórica: painel inspirado em ‘abaporu’, de tarsila do amaral, aproxima o moderno e o secular no centro de ouro preto -  (crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 7/2/2024)

rastros da expedição na memória da cidade histórica: painel inspirado em ‘abaporu’, de tarsila do amaral, aproxima o moderno e o secular no centro de ouro preto

crédito: Edésio Ferreira/EM/D.A Press - 7/2/2024

Um legado de cultura e história permeado pela valorização do patrimônio, atenção à arte barroca e olhares cosmopolitas sobre Minas Gerais. A Semana Santa de 2024 vai marcar o centenário da chamada Caravana Modernista, composta por nomes que ficaram imortalizados no cenário artístico brasileiro. Em 1924, o grupo passou por Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas e outras cidades do interior mineiro, no que foi considerada uma “viagem de redescoberta do Brasil”.


A Ouro Preto, na Região Central, onde haverá um seminário sobre o tema, chegará uma nova caravana, desta vez formada por mais 70 especialistas, entre brasileiros e estrangeiros, de várias áreas do conhecimento. Em pauta, apresentação de trabalhos e debates sobre a obra dos modernistas Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral – integrantes da excursão original –, além de realização de oficinas e minicursos.


Por isso, a antiga Vila Rica, ex-capital de Minas e primeira cidade brasileira reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco, Ouro Preto abre as portas aos visitantes para as cerimônias da Semana Santa, ao mesmo tempo que dá boas-vindas à celebração que só valoriza a história, a arte barroca e o patrimônio cultural. Com ampla programação, o seminário “Minasmundo, Ouro Preto (2024-1924)” será realizado, de 25 a 27 de março, na Casa da Ópera, no auditório do Museu da Inconfidência e na Casa Guignard, no Centro Histórico.


O seminário é resultado do trabalho de quatro anos de um grupo de pesquisadores que trabalhou na preparação do evento, começando ainda com a presença da professora Eneida Maria de Souza (1943-2022), referência em literatura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e que se mostra ainda mais estimulado com oportunidade de falar sobre a viagem ocorrida em abril de 1924, dois anos após a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo (SP).


Vindo de trem, estavam na caravana de um século atrás a artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), autora, entre outras obras, do famoso óleo sobre tela “Abaporu”; o escritor e dramaturgo Oswald de Andrade (1890-1954); o escritor e poeta Mário de Andrade (1893-1945), autor de “Macunaíma”; o poeta franco-suíço Blaise Cendrars (1887-1961); a fazendeira Olívia Guedes Penteado (1872-1934), incentivadora do modernismo e dos artistas brasileiros; o jornalista René Thiollier (1882-1968); e o advogado Gofredo Silva Telles.


“Teremos a participação de profissionais altamente qualificados das áreas de ciências sociais, letras, artes plásticas, artes cênicas, ciência política, arquitetura, história. Assim, queremos promover um diálogo entre todos: sociologia conversando com a arquitetura, literatura com artes plásticas, a fim de mostrar os diversos aspectos da viagem dos modernistas a Minas”, conta um dos coordenadores do Projeto Minasmundo, André Botelho, professor de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Estão também na coordenação os professores Wander Melo Miranda, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Maurício Hoelz Veiga Junior, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mariana Chaguri, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-SP).


“Nosso objetivo é discutir criação artística e mudança de rumo do modernismo e do cosmopolitismo da cultura brasileira. Com a viagem dos modernistas, foi destacada a importância da obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), vista então como cópia malfeita do Barroco europeu”, ressalta Botelho, que revela a presença, no seminário em Ouro Preto, de nomes conhecidos da cultura nacional: Bia Lessa, Conceição Evaristo, Paulo Nazareth, Ricardo Aleixo, Lilia Schwarcz e Silviano Santiago.

 

PROGRAMAÇÃO


Seminário Minasmundo. Ouro Preto, 2024-1924


Dia 25/3

10h – Abertura oficial, na Casa da Ópera, pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, com o professor Wander Melo Miranda, da UFMG, e demais coordenadores do projeto Minasmundo.


10h30 – Miragens e redescobrimentos do Brasil, na Casa da Ópera, com Lilia Moritz Schwarcz, da Universidade de Princeton, e Angelo Oswaldo de Araújo Santos. Debate: André Botelho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


14h – A viagem modernista de 1924: contextos e consequências, no auditório do Museu da Inconfidência. Com Elide Rugai Bastos (Unicamp), Carlos Augusto Calil (Universidade de São Paulo/USP), Roberto Said (UFMG) e Maurício Hoelz, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Debate: Victor da Rosa, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e coordenação de Andrea Borges Leão, da Universidade Federal do Ceará (UFC).


17h Conversa com Bia Lessa, na Casa da Ópera, com Paulo Maciel (UFOP) e Rodrigo Jorge Ribeiro Neves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ).


Dia 26/3


10h – Minas e os mundos, no auditório do Museu da Inconfidência, com Elisa Reis (UFRJ), Júnia Furtado (UFMG), Wander Melo Miranda (UFMG) e Ricardo Aleixo (UFBA). Debate: José Newton Meneses (UFMG) e coordenação de Celi Scalon (UFRJ).


14h – Duas exposições em Ouro Preto, no auditório do Museu da Inconfidência, com Romulo Pinheiro (Instituto Peck Pinheiro) e Edilson Pereira (Eco-UFRJ) e mediação de Sabrina Parracho Sant’Anna (UFRRJ).


15h – Minas, volutas, movimentos, no auditório do Museu da Inconfidência, com Inés de Torres (Universidad de la Republica/Uruguay) e Joana Tavares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio), André Bittencourt (UFRJ) e Daniela Giovanna Siqueira (Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT), Manaíra Aires Athayde (University of California, Santa Barbara). Debate: Myriam Ávila (UFMG). Coordenação: Enio Passiani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS).


17h30 – Lançamento do Glossário Minasmundo e roda de conversa com pesquisadores e participantes do projeto MinasMundo, e “Cachaça e literatura”, com Maurício Ayer.


Dia 27/3

11h – Sessão especial com Paulo Nazareth, na Casa da Ópera. Conversa com Maria Angelica Melendi (UFMG). Mediação: Denilson Lopes (UFRJ).


14h – Cosmopolitismo: palavra perigo, no auditório do Museu da Inconfidência. Com Mario Cámara (Universidad Nacional de las Artes/Argentina), Rubem Barboza (UFJF), Pedro Meira Monteiro (Princeton) e Heloisa Starling (UFMG). Debate: Helena Bomeny (UERJ). Coordenação: João Pombo Barile (Suplemento Minas Gerais).


17h – Encerramento. Cosmpolíticas: conversa com Conceição Evaristo e Silviano Santiago, na Casa da Ópera Mediação: Leda Maria Martins (UFMG).