A personagem Zoraide de

A personagem Zoraide de "O Clone", de Glória Perez, foi um dos papéis mais marcantes de Jandira Martini

crédito: Reprodução/Globo

A atriz Jandira Martini morreu nesta segunda-feira (29/1), vítima de um câncer, aos 78 anos. Com mais de 50 anos de carreira na teledramaturgia, cinema e teatro brasileiro, Jandira teve vários papéis marcantes ao longo dos anos.

Entre os destaques da carreira dela estão as personagens Teodora Abdala, em Sassaricando (1987), Genu, na primeira versão de Éramos seis (1994) e Zoraide, na novela O clone (2001). Além desses papéis, também atuou em A casa das sete mulheres (2003), Caminho das Índias (2009), Escrito nas estrelas (2010) e em Morde & assopra (2011).

A última novela feita por ela foi Salve Jorge (2012) em que interpretou Vó Farid. As últimas aparições na TV foi na série Manual para se defender de aliens, ninjas e zumbis.

Jandira também teve longa carreira no cinema. Ela estrelou o filme Olga (2004) e nos últimos anos fez vários trabalhos como Chorar de rir (2019), 10 Horas para o Natal (2020) e Uma pitada de sorte (2022).

Leia também: Redes sociais lamentam morte da atriz Jandira Martini: "Fará falta"

A informação da morte de Jandira foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, pelas redes sociais. No texto, ele homenageou a atriz, a qual chamou de melhor amiga. "Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra".