Orlando de Oliveira Vaz com a mulher, Maria Isabel, em cerimônia realizada em Belo Horizonte
       -  (crédito:  Marcos Vieira/EM/D.A Press/3/4/11)

Orlando de Oliveira Vaz com a mulher, Maria Isabel, em cerimônia realizada em Belo Horizonte

crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press/3/4/11

Orlando de Oliveira Vaz Filho, presidente emérito da Academia Mineira de Letras, morreu nesta sexta (8/12), em Belo Horizonte, aos 88 anos. O corpo do advogado e escritor será velado na sede da AML no sábado (9/12), das 13h às 16h, e será sepultado às 17h, no Parque da Colina.

 


Vaz ocupou a cadeira 34 da Academia Mineira de Letras. Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da UFMG, foi secretário de Educação de Belo Horizonte, deputado estadual, presidente da Hidrominas e diretor-geral da Casa do Brasil na Cidade Internacional da Universidade de Paris.

 

 


“Orlando tinha um grande compromisso com a educação. Como secretário municipal, inaugurou várias escolas em Belo Horizonte, além de haver lecionado por muitos anos. Sua atuação como advogado também foi notável e será lembrada por todos”, afirmou Jacyntho Lins Brandão, presidente da AML.

 


“Otávio Mangabeira, trajetória de uma consciência”, “Entre o Saara e a Europa”, “Pedro Aleixo: um nome na história” e “Visão política da educação” estão entre os livros de Oliveira Vaz.

 

Nascido em Belo Horizonte em 29 de agosto de 1935, ele deixa a esposa, Maria Isabel, e dois filhos.