O ator Tom Holland admitiu que 'não tem rizz' -  (crédito: Getty Images)

O ator Tom Holland admitiu que 'não tem rizz'

crédito: Getty Images

Você é bom em conversar ou flertar com parceiros em potencial? Se sim, você muito provavelmente tem rizz.

A gíria foi eleita palavra do ano pelo Dicionário Oxford e, em português, significa algo como apelo romântico ou charme.

Ela foi a eleita de uma lista de oito palavras da língua inglesa, todas escolhidas para refletir o clima, o espírito ou as preocupações de 2023.

A lista foi reduzida em votação pública, antes que os lexicógrafos de Oxford tomassem a decisão final.

Entre as outras palavras candidatas estavam swiftie - o nome usado para denominar os fãs da cantora Taylor Swift - e a expressão beige flag, que significa basicamente uma característica que indica que uma pessoa não é muito interessante e foi amplamente usada no TikTok neste ano.

O que é rizz - e como saber se eu tenho?

A palavra pode não significar nada para quem não é da Geração Z.

Mas é muito usada nas redes sociais. A hashtag #rizz no TikTok tem bilhões de visualizações.

De acordo com a Oxford University Press (OUP), editora que publica o Dicionário de Inglês Oxford, o termo pode ser definido como estilo, charme ou a capacidade de atrair um parceiro romântico ou sexual.

Ou basicamente a habilidade, destreza e a capacidade de atrair outras pessoas sexualmente.

O termo é considerado uma forma abreviada da palavra charisma, ou carisma em português.

Também pode ser usado como verbo, no sentido de atrair, seduzir ou conversar com alguém.

As demais palavras selecionadas

  • Beige flag (substantivo): traço de caráter que indica que um parceiro ou parceiro em potencial é chato ou sem originalidade. Também uma característica ou hábito de um parceiro ou parceiro em potencial visto como extremamente característico, mas não necessariamente bom ou ruim [definição em elaboração];
  • Situationship (substantivo): relacionamento amoroso ou sexual que não é considerado formal ou estabelecido;
  • Parasocial (adjetivo): um relacionamento caracterizado pelo sentimento de intimidade unilateral e não correspondido sentido por um espectador, fã ou seguidor de uma figura conhecida ou proeminente (normalmente uma celebridade), em que o seguidor ou fã passa a sentir (falsamente) que conhece a celebridade como uma amiga;
  • Heat dome (substantivo): um sistema climático persistente de alta pressão sobre uma área geográfica específica, que retém uma massa de ar quente abaixo dela [definição em elaboração];
  • Swiftie (substantivo): um fã entusiasmado da cantora Taylor Swift [definição em elaboração];
  • Prompt (substantivo): uma instrução dada a um programa de inteligência artificial, algoritmo, etc., que determina ou influencia o conteúdo que ele gera [definição em elaboração];
  • De-influencing (substantivo): a prática de desencorajar as pessoas de comprar determinados produtos, ou de encorajar as pessoas a reduzirem o consumo de bens materiais, especialmente por meio das redes sociais [definição em elaboração].
Casal flertando
Getty Images
Termo também pode ser usado como verbo, no sentido de atrair, seduzir ou conversar com alguém

A OUP explicou que as definições em elaboração são aquelas criadas por lexicógrafos apenas para a campanha da Palavra do Ano, e que os significados finalizados já foram incluídos no Dicionário de Inglês Oxford.

A editora afirmou também que o restante das palavras poderá eventualmente ser adicionado ao dicionário, "após avaliação de sua longevidade, frequência e amplitude de uso".

Kai Cenat, streamer americano popular no YouTuber e na Twitch, é apontado por muitos como o responsável por ter popularizado o termo rizz, que ele usava com os amigos.

O uso da palavra continuou a crescer ao longo de 2023 e, em junho, o ator Tom Holland britânico foi questionado pelo site Buzzfeed sobre o segredo para o seu rizz.

Holland respondeu: "Não tenho nenhum rizz. Tenho rizz limitado", antes de explicar que conquistou sua namorada, a também atriz Zendaya, de forma mais tradicional e fazendo um esforço de longo prazo.

A palavra do ano do Dicionário Oxford do ano passado foi goblin mode, outra gíria que descreve um comportamento "assumidamente auto-indulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso".

Adolescente em quarto bagunçado
Getty Images
Muitas pessoas adotaram o goblin mode, cedendo ao comportamento preguiçoso, durante a pandemia

Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, disse que embora o goblin mode tenha ressoado em muitas pessoas após a pandemia, "é interessante ver uma palavra contrastante, como rizz, se tornar popular".

Ele disse que a palavra possivelmente se relaciona ao "clima predominante em 2023, quando mais pessoas estão se abrindo após anos desafiadores e encontrando confiança em quem são".

Grathwohl acrescentou que o aumento do uso da palavra rizz provou que palavras e frases que derivam da cultura da internet "estão cada vez mais a se tornando parte do vernáculo do dia a dia".

A lista de oito palavras foi selecionada pelos especialistas em idiomas da Oxford University Press. Ela foi então submetida a uma votação do público no final de novembro, que elegeu quatro finalistas, antes que os especialistas fizessem a seleção final.

Em novembro, os criadores do Dicionário Collins elegeram a palavra de 2023 como "inteligência artificial".