A unha encravada, também conhecida como onicocriptose, é uma condição dolorosa que ocorre quando a borda da unha cresce e penetra na pele adjacente do dedo, causando inflamação, vermelhidão e inchaço. Embora seja um problema comum, muitas pessoas têm dúvidas sobre sua cura e tratamento adequado.

Causas e sintomas:

As causas da unha encravada podem variar, mas geralmente estão relacionadas a fatores como cortar as unhas de forma inadequada, usar calçados apertados, traumatismo no dedo ou predisposição genética. Os sintomas incluem dor ao redor da unha afetada, inchaço, vermelhidão e sensibilidade ao toque. Em casos mais graves, pode ocorrer infecção, com a presença de pus e calor local.

Diagnóstico e prevenção:

O diagnóstico da unha encravada é geralmente clínico, baseado nos sintomas relatados pelo paciente e na observação da área afetada pelo profissional de saúde. Para prevenir o problema, é importante cortar as unhas corretamente, evitando cortá-las muito curtas ou arredondadas nos cantos, além de utilizar calçados confortáveis e adequados ao formato dos pés.

Tratamento:

O tratamento da unha encravada pode variar de acordo com a gravidade do caso. Em situações leves, medidas simples podem aliviar os sintomas, como mergulhar o pé em água morna com sal, aplicar pomadas antibióticas e utilizar calçados mais largos para reduzir a pressão sobre a unha afetada. No entanto, em casos mais graves ou recorrentes, pode ser necessário procurar um profissional de saúde para procedimentos mais específicos.

Procedimentos médicos:

Em casos persistentes ou complicados, procedimentos médicos podem ser indicados. A técnica mais comum é a remoção parcial da unha encravada, realizada sob anestesia local para minimizar o desconforto. Esse procedimento envolve a remoção da porção da unha que está penetrando na pele, aliviando a dor e prevenindo complicações futuras. Em casos recorrentes, a retirada da matriz ungueal na região acometida é o tratamento indicado.

Cuidados pós-tratamento:

Após o tratamento da unha encravada, é importante seguir as orientações médicas para garantir uma recuperação adequada. Isso pode incluir o uso de curativos adequados, a aplicação de pomadas antibióticas para prevenir infecções e o uso de calçados confortáveis durante o período de cicatrização.

A unha encravada é um problema comum que pode causar desconforto e dor, mas felizmente possui tratamento e cura. Ao adotar medidas preventivas e procurar ajuda médica quando necessário, é possível aliviar os sintomas e evitar complicações. Se você está sofrendo com uma unha encravada, não hesite em consultar um profissional de saúde para obter o tratamento adequado e recuperar o conforto dos seus pés.