Meio-campista Paul Pogba recebeu punição de quatro anos por doping
 -  (crédito: FRANCK FIFE / POOL / AFP – 28/6/21)

Meio-campista Paul Pogba recebeu punição de quatro anos por doping

crédito: FRANCK FIFE / POOL / AFP – 28/6/21

O jogador francês Paul Pogba foi banido do futebol por 4 anos por ter sido pego em exame antidoping, quando atuava pela Juventus, em 2023. A substância encontrada foi dehidroepiandrosterona. Se trata de um hormônio que pode aumentar os níveis de andrógeno e ter um efeito de um esteroide. Eu acho a punição um grande exagero e descabida. Aos 31 anos, campeão do mundo com a França em 2018, milionário e estabelecido na vida, não acredito que o francês tenha tomado a substância de forma deliberada, para aumentar sua capacidade física e levar vantagem sobre outros atletas. Acho curioso que a Fifa é rigorosa nesses casos, mas não se manifesta nos casos de estupro cometidos por jogadores, alguns já condenados com Daniel Alves e Robinho. O que é mais grave, um estupro ou um jogador tomar uma substância proibida, provavelmente desconhecendo o produto? Essa punição deve encerrar a carreira do talentoso Pogba. Vale lembrar que ele é mulçumano e, até por sua religião, não faria nada que pudesse afetar as regras do esporte. Tomara que caiba recurso e ele seja absolvido ou tenha uma pena mais branda. Pogba joga muito e é um dos ídolos do futebol mundial.

 

Clássico na próxima fase

Será que Cruzeiro e Atlético se enfrentarão na semifinal do Mineiro? A possibilidade existe, mas vai depender dos resultados desta tarde, quando Cruzeiro e Uberlândia jogam, assim como Tombense e América, Galo x Ipatinga, todos às 16h30. Se o Coelho vencer o Tombense e a Raposa perder ou empatar com o Uberlândia, Atlético e Cruzeiro farão uma das semifinais do Estadual. Aliás, competição fraca, falida e ultrapassada, como todos os campeonatos estaduais Brasil afora. Joga-se 4 meses para nada. Os clubes já estão preocupados com a Copa América, pois o Brasileirão não vai parar por falta de datas. Eu já apontei a solução: adequem o calendário brasileiro ao europeu com a temporada começando em agosto e terminando em junho. Jogos pelo Brasileirão, o ano inteiro, só nos fins de semana e as Copas no meio da semana. Funciona em todos os países desenvolvidos e civilizados, onde não existem estaduais e nem federações, poderia muito bem funcionar também no Brasil. Falta vontade dos clubes, que não conseguem se organizar nem para formar uma Liga, e comandarem seus próprios destinos.

 

Live com Edu Dracena

Fiz uma live com Edu Dracena, no meu canal de Youtube, na quarta-feira. O ex-jogador do Cruzeiro, multicampeão também por Santos, Corinthians, Palmeiras e Fenerbahçe, da Turquia, falou de sua preocupação com o atual momento do futebol brasileiro e teceu muitos elogios a Neymar. Todos nós reconhecemos o talento do camisa 10 da Seleção, mas sabemos que ele ficou aquém do esperado. Dracena disse que Neymar era “imparável” até mesmo nos treinos do Peixe. “Ele fazia cada jogada de nos deixar de queixo caído. Uma qualidade ímpar. Nunca vi ninguém fazer com a bola o que ele fazia. Além disso, é um moleque do bem, que me trata com muito carinho, onde me encontra. Tomara que se recupere e consiga dar a volta por cima em sua carreira. Acredito muito no trabalho do Dorival, com quem trabalhei no Santos e acho que ele irá recuperar o Neymar. É nossa grande esperança para a Copa de 2026.” Concordo com Edu Dracena e tenho a mesma opinião em relação a pessoa do Neymar. Todas as vezes em que o encontrei, foi respeitoso e carinhoso comigo. O que o estraga são os asseclas que o cercam.

 

CR7 é fenomenal

Uma comparação feita por um site europeu, mostra que Cristiano Ronaldo, que tem 877 gols em 1.210 jogos, marcou 414 deles, depois dos 30 anos, ele está com 39 anos, e nesse período de 9 anos fez os mesmos 414 gols que Ronaldo Fenômeno tem em toda a sua carreira. Claro que o Fenômeno sofreu com contusões e parou mais cedo, mas CR7 é uma máquina de fazer gols, de longevidade, e, quando mais velho, melhor. Determinado, está sempre a procura dos recordes. Ganhou cinco Champions League, uma Eurocopa com Portugal, e foi eleito o melhor do mundo por seis vezes. Isso diz tudo sobre sua linda carreira, e não há como negar que é o atacante mais completo de todos os tempos do futebol. Contra fatos não há argumentos! A gente sempre puxa a brasa para a nossa sardinha, mas é preciso darmos o braço a torcer. Que atacante brasileiro chegou perto dessa marca conquistada por Cristiano Ronaldo?