Bloquinhos quadrados emparelhados com letras da palavra 'transgender' (transgênero, em inglês) -  (crédito: Pexels)

Bloquinhos quadrados emparelhados com letras da palavra 'transgender' (transgênero, em inglês)

crédito: Pexels

As produções audiovisuais estão se adaptando às mudanças sociais, cada vez mais rapidamente, para contar histórias, como no caso da novela das nove da TV Globo Renascer. A produção original é de 1993 e passou por uma releitura com uma personagem transsexual.

 

Há 30 anos, o contexto social era bem diferente e o autor Benedito Ruy Barbosa criou a personagem Buba, inicialmente interpretada por Luisa Mendonça, que era hermafrodita, termo que também ficou no passado, já que a denominação adequada é intersexo. Tratam-se de pessoas com características sexuais pertencentes, tanto ao sexo feminino quanto masculino, como por exemplo, a presença de testículos e ovários.

 

A emissora atualizou o enredo e Buba, interpretada por Gabriela Medeiros, de 22 anos, participa da trama como uma pessoa trans, apaixonada por José Venâncio. Entretanto, as mudanças não foram tantas - afinal, o foco ainda é mostrar o preconceito sofrido por esse casal, apenas em uma perspectiva mais moderna, cuja temática vai ao encontro de pautas defendidas pela geração atual.

 

 

A verdade é que não basta somente apresentar uma personagem trans nas telas com a interpretação de uma atriz que não entenderia todas as sensações, pensamentos e emoções, vividas por alguém que tomou essa decisão. Para evitar essa situação, Gabriela foi selecionada para representar e dar visibilidade a todas as mulheres trans, assim como ela, em horário nobre.

 

Decisões como essa são cada vez mais comuns na TV, apontando como os autores e produtores estão interessados em dar maior destaque à representatividade de pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, propiciando valor a seus sentimentos e lutas, assim como tentam combater diretamente pensamentos e atitudes preconceituosas, ainda enraizadas na população.

 

O problema, porém, está no fato de, apesar de popularizarem essas novas situações sociais, as novelas ainda não apresentarem respaldo ou amarrações para isso. Essas pessoas precisam ser valorizadas e assumidas, mas qual seria a preparação para a população? Dizer apenas que é preciso aceitá-las não tem sido suficiente, já que, muitas vezes, os espectadores mostram-se perdidos. O que fica é o questionamento: qual a condição para que isso aconteça?