Um acordo entre as cúpulas nacionais do PL e do Podemos tentou levar ao PL mineiro o paulista Thiago Milhim – que adota o sobrenome de urna “Ganem” – e ao Podemos de Minas o fluminense Eduardo Cunha, para que concorram por Minas à Câmara dos Deputados. Ganem chegou a se filiar ao PL em 18 de março, com o apoio do presidente nacional Valdemar da Costa Neto. Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, poucos dias depois, teve o aval da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, para se filiar à legenda em Minas.

No PL, o deputado federal Nikolas Ferreira reagiu negativamente à filiação. Agraciado em 2025 com a Medalha da Inconfidência pelo governo Romeu Zema, Thiago Milhim é do grupo político do deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP) e do vereador Lucas Ganem (Podemos), eleito em Belo Horizonte e cassado em primeira instância por fraude em domicílio eleitoral. Thiago Ganem foi secretário de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, sob a gestão de André Fufuca (PP). Deixou o cargo em 2023, após a polêmica liberação de R$ 73 milhões em recursos para estádios em municípios que são redutos do Podemos, legenda em que a “família” se abriga.

 

No Podemos, quem rechaçou a filiação de Eduardo Cunha foi a deputada federal Nely Aquino, presidente estadual da legenda e integrante da Família “Aro”, comandada por Marcelo Aro (PP), secretário de estado de Governo e pré-candidato ao Senado Federal. Ao reclamar com Renata Abreu, foi selado o acordo: Eduardo Cunha não se filiaria, e, em troca, Thiago Ganem seria levado do PL ao Podemos, para concorrer pela legenda à Câmara dos Deputados.

Eduardo Cunha sobrou no acerto. Valdemar da Costa Neto tentou mais uma vez, ajudar o amigo sem aparecer. Não deu certo. Cunha foi vetado no PL, tentou sem sucesso outras legendas menores e agora, foi barrado no Podemos. Eduardo Cunha ainda está filiado ao Republicanos de São Paulo, por onde concorreu sem sucesso na última eleição à Câmara dos Deputados. Seu nome tem forte resistência do senador Cleitinho (Republicanos), candidato do partido ao governo de Minas.

Agora com filiação acertada no Podemos, sob o manto da “causa animal” e de estratégias de cooptação de eleitores pelas redes digitais, Thiago Ganem poderá colocar em risco a reeleição de Nely Aquino. Assim aconteceu na eleição à Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 2024, quando Lucas Ganem, com a sua “causa animal”, se elegeu recém-chegado de São Paulo, deixando o vereador Rubão (Podemos), da Família Aro, na primeira suplência. É mais uma rodada de acertos e desacertos entre cúpulas para a formação das chapas proporcionais, nesta curta abertura da janela partidária, que se encerra em 3 de abril.

Tanta opacidade no processo de formação das chapas proporcionais para as eleições legislativas tende a remeter o mundo da política a uma dimensão muito distante da realidade dos eleitores. Votam e escolhem representantes para resolver os seus reais problemas de vida. Mas no meio do caminho, seus sonhos são retalhados por acordos de cúpula, por retóricas que exploram e manipulam a sua indignação difusa com “as coisas que aí estão”.

Um fluminense e um paulista, de olho numa vaga para a representação de Minas, na Câmara dos Deputados são os protagonistas da vez no palco para a paródia de Otto von Bismarck (1815-1898), primeiro-ministro da Prússia (1862-1890) e primeiro chanceler do Reich Alemão (1871-1890), a quem se atribui assertiva: “Os cidadãos não poderiam dormir tranquilos se soubessem como são feitas as salsichas e as leis.” Nem os brasileiros, se soubessem como as chapas proporcionais são costuradas.

PSB ou MDB?

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) tem confidenciado aos seus interlocutores que será candidato ao governo de Minas e vai anunciar “em seu devido tempo”. Neste momento se inclina entre o PSB e o MDB para a filiação. O primeiro, neste momento, lhe oferece todas as facilidades. Já o MDB de Baleia Rossi, lançou candidatura de Gabriel Azevedo ao governo de Minas e integra a banda do partido que não quer formalizar coligação nacional da legenda para a reeleição de Lula (PT). Pacheco candidato ao governo de Minas pelo MDB reforçaria este movimento de líderes emedebistas da base lulista, do Norte e Nordeste.

Massas

O senador Carlos Viana (Podemos) e o governador Mateus Simões (PSD) jantaram em Brasília nessa quarta-feira, na Trattoria da Rosário, tradicional casa de massas italianas. Em outra mesa, também jantavam os deputados federais Luiz Fernando (PSD) e Paulo Abi-Ackel (PSDB). Mateus Simões esteve com ambos para o cumprimento à mineira.

Vice-liderança

A deputada estadual Carol Caram (Avante) é a nova vice-líder do governo Mateus Simões (PSD), na Assembleia Legislativa. Ela substitui a deputada estadual Lud Falcão (Podemos), que deixou o cargo após a posse de Simões, acusado por ela de tê-la ameaçado após um desentendimento com o prefeito de Patos e presidente da AMM, Luiz Eduardo Falcão (Republicanos), marido da parlamentar.

Greve

Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e suas entidades sindicais lançaram nesta quinta, na Assembleia, a campanha salarial da categoria. Em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia não descartaram deflagrar greve em resposta à recusa do estado em cumprir acordo homologado pelo Poder Judiciário ainda em 2018.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Reivindicações

Entre as principais reivindicações apresentadas pela categoria estão a reposição das perdas salariais acumuladas de 82,9%, a aprovação da autonomia universitária e a incorporação de gratificações ao vencimento básico. Essa última demanda pautou o anúncio mais contundente de Túlio César Dias Lopes, presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais

compartilhe