Vida sedentária leva à falta de energia para lidar com o dia a dia
 -  (crédito: Pixabay/reprodução)

Vida sedentária leva à falta de energia para lidar com o dia a dia

crédito: Pixabay/reprodução

No último domingo, 10 de março, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data que convida a refletir sobre a importância da atividade física para a nossa saúde. Neste mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, que acaba nos deixando menos ativos, é crucial conhecer os benefícios de adotar um estilo de vida mais ativo.

 


De acordo com Samantha Clayton, vice-presidente global de Desempenho Esportivo e Educação Física da Herbalife, o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.  Os benefícios da vida ativa vão além da prevenção de doenças, ela observa.

 

 


Com a idade, me transformei na rainha do “deixa pra lá” – logo eu, que fui uma das primeiras alunas meu primo, o coreógrafo Klaus Vianna, cujas aulas de dança eram realizadas no anexo da casa de uma de suas irmãs.

 


Hoje, quebro o galho duas vezes por semana, necessidade médica depois que caí e machuquei a coluna. Estou, é claro, do outro lado do modismo, além de ser portadora de várias doenças provocadas pela preguiça.

 

 


Exercícios físicos não apenas fortalecem o corpo, mas têm impacto positivo no bem-estar mental. “A prática regular de atividades físicas desencadeia a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, conhecidos por promoverem sensações de felicidade e relaxamento”, comenta Samantha Clayton.

 


Estudo publicado na Lancet Psychiatry revelou que pessoas que se exercitam regularmente têm menos dias ruins relacionados à saúde mental do que aquelas que não se exercitam. As maiores associações foram observadas com os esportes coletivos populares, ciclismo e atividades aeróbicas e de ginástica, bem como durações de 45 minutos e frequências de três a cinco vezes por semana.

 


A adoção da rotina de exercícios está associada à vida mais longa e saudável, reforçam pesquisadores da Harvard T. H. Chan School of Public Health. Ao analisar dados de mortalidade de mais de 100 mil adultos registrados durante 30 anos em fichas médicas, eles identificaram que a prática regular de exercícios moderados pode aumentar a expectativa de vida em até quatro anos e meio.

 


“Investir em um estilo de vida ativo é garantir um futuro mais longo, com energia e independência para realizar as atividades do dia a dia”, enfatiza Clayton.

 


A atividade física é capaz de aumentar a neuroplasticidade, capacidade do cérebro de formar novas conexões neurais. Análises da University of British Columbia mostraram que os exercícios aeróbicos regulares estão associados ao aumento do tamanho do hipocampo, região do cérebro relacionada à memória e ao aprendizado.

 


A atividade física regular não só fortalece os músculos, mas o cérebro, contribuindo para a mente mais ágil e focada, explicam os especialistas. A American Heart Association reforça que a atividade física é vital para a saúde cardiovascular e recomenda exercícios regulares para prevenir doenças cardíacas.

 


Exercícios de resistência, como a musculação e o treinamento com pesos, são essenciais para fortalecer os ossos e prevenir condições como a osteoporose, pois eles aumentam significativamente a densidade mineral óssea, aponta estudo publicado no Journal of Bone and Mineral Research.

 


Além disso, pesquisa do National Institutes of Health (NIH) mostra que a combinação de dieta equilibrada e exercícios físicos é mais eficaz na perda de peso do que apenas fazer regime. Exercícios não apenas queimam calorias, mas também aceleram o metabolismo, tornando mais fácil manter um peso saudável a longo prazo.

 


Dormir bem é crucial para a boa saúde física e mental. Análises da National Sleep Foundation indicaram que 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana resultam na melhora de 65% na qualidade do sono.

 


Lembre-se de que não é necessário se tornar atleta para colher os benefícios da atividade física. O importante é encontrar algo que você goste e que se encaixe na sua vida. Seja perseverante e faça do movimento um hábito do seu dia a dia.