Comércio de pedras mineiras é um detalhe à parte no Mercado Central, atraindo turistas locais e do exterior -  (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Comércio de pedras mineiras é um detalhe à parte no Mercado Central, atraindo turistas locais e do exterior

crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Passei uma temporada tão grande sem poder andar muito que deixei totalmente de ir a shopping e ao Mercado Central. Neste último, retornei dias passados para comprar carne de sol e escolhi começar pelo andar do artesanato. Como estava com tempo, vasculhei detalhadamente a maioria dos boxes e saí de lá com uma impressão mais do que verdadeira: o Mercado Central é dos mais criativos que pode existir, tem arte de todo tipo e para todo gosto.


É um centro de compras raro, onde se encontra desde panelas – as novas, de alumínio ou metal, redondas, grandes, perfeitas para algumas receitas “importadas” (há anos, quando precisei de uma tive que mandar fazer), estão lá de todos os tamanhos – até pequenas flores feitas de barro. Sem falar nas amostras de tecelagem. Quem quiser um requintado jogo americano de crochê manual, encontra de todas as cores. Quem quiser de tecido artesanal, também encontra com motivos variados de combinação, difícil vai ser escolher.

 


Para quem está procurando suportes para vasos de todos os tamanhos e todos os formatos, há uma variedade sem fim nos locais onde estão os artesanatos de bambu. Até redes das mais variadas cores e tecelagem são expostas, algumas muito bonitas, com franjas e borlas de linha. E roupa? Camisas e camisetas estão lá, em todo os tipos e tamanhos. E aqueles agradáveis modelos de vestidos de algodão, perfeitos para serem usados em dias de calor são encontrados em todas as cores, estampas e tamanhos. Para combinar, bolsas em crochê, enfeitadas com flores coloridas, perfeitas para a liberdade dos dias mais quentes. Há até uma arara nova, só com modelos de motivo oriental, com aplicações em dourado, franjas, bordados. E em várias cores, outra dificuldade no comércio normal.


As lojas de louças e cristais oferecem peças decorativas para todos os ambientes ou práticas para todos os serviços de mesa. Mas fiquei tentada mesmo, só não comprei porque tenho muitos, pelos pratos de metal colorido. Os amarelos e verdes, de cores fortes, devem dar uma mesa “patriótica”. E as peças em pedra sabão continuam cada vez mais interessantes. Vi umas canecas novas, circuladas com um fio de metal, bem bonitas para tomar cerveja. Guardam a temperatura, mas deve valer a pena. Os turistas adoram, não só os de fora do país, como os locais, que não encontram peças de pedra sabão fora de Minas.


Cobertores artesanais que não são encontrados em lojas normais para enxoval desafiam o poder de escolha. Tecidos em cores sóbrias tornam qualquer cama num modelo de revista. Os panos de prato são conhecidos por todas as donas de casa que gostam de uma cozinha enfeitada. Há para escolher entre os que têm motivos pintados ou aplicados. O andar que é conhecido como “de artesanato” é o que fica acima do espaço legal do Mercado para frutas e legumes. E a atração especial são os vários motivos de tecelagem manual oferecidos, Minas tem essa tradição. Não encontrei, mas acredito que é possível encomendar toalhas de mesa de tecido rústico para áreas externas, de casas que aproveitam o jardim para refeições de verão.


Lugar único, que pede atenção especial, é o destinado às diversas ofertas em pedras mineiras. Há desde pequenos corações de pedras de cores variadas, vendidos a R$ 15, até aquelas peças naturais, que vão deste a ametista (roxa ou violeta), turmalina (amarelo), berilo até os topázios (rodas mineiras). São lindas e atraem muitos turistas cujos países não contam com essas riquezas. Os colares de cascalho de pedras semipreciosas de todas as cores são uma riqueza para compor qualquer toalete e estão lá em peças únicas ou combinações variadas. Vale avaliar também os anéis, de pedra única, que podem ser refeitos em ouro.